O que acontece se eu ligar a geladeira antes da hora?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Mito! Tá com um refrigerador novo? Antes de ligar, é bom aguardar duas horinhas. Durante o transporte, o óleo que lubrifica o motor balançou e pode cair nos dutos que sugam o gás que refrigera.

Assim, como não pode transportar a geladeira deitada, fique de olho na hora do frete. Entretanto, caso isso aconteça, é fundamental tomar alguns cuidados. Por exemplo, não ligar o aparelho imediatamente, deixando-o desligado por pelo menos 24h.

Alguns estudos indicam que o gás pode durar de 10 a 16 anos, caso a geladeira tenha cuidados periodicamente, mas como é impossível precisar esse tempo, fique sempre atento aos sinais. Há pessoas que nunca trocam o gás com geladeiras muito mais velhas que esse idade, mas, nesse caso, é praticamente um caso de sorte.

6 horas

Por isso, melhor não arriscar — assim que recebê-la, deixe-a bem posicionada no local em que será usada, ajuste os pés niveladores e aguarde aproximadamente 6 horas para ligar o cabo na tomada.

Após ser transportada
Novamente, não existe nenhuma regra sobre quanto tempo é o ideal, mas recomendamos que você aguarde por, pelo menos, 6 horas, antes de ligar na tomada.

Mito 1: Geladeira desligada estraga!
Essa afirmação tem certo sentido, afinal, as geladeiras não foram feitas para serem ligadas e desligadas a todo momento. Fazer isso com frequência pode, de fato, estragar seu eletrodoméstico. É melhor desligá-las apenas quando necessário!

4 principais problemas com a sua geladeira

  1. Estalos e barulhos diferentes. ...
  2. A geladeira não mantém a temperatura. ...
  3. Problemas com vazamento de gás. ...
  4. Fissuras ou problemas de vedação na borracha. ...
  5. O motor da geladeira queimou: conserto ou compro outro?

Esse processo acontece tanto para os casos de quando a temperatura abaixou demais, ou seja, ficou muito mais frio, ou quando a temperatura aumentou, ficando mais quente no interior da sua geladeira.

Na maioria das vezes, o gás da geladeira acaba quando acontece um vazamento, seja por sobrecarga do eletrodoméstico ou por um rompimento dos canos. Por isso, a falta de gás pode fazer a geladeira perder a sua eficácia. Outra manifestação de que o gás do eletrodoméstico acabou é a formação de gelo no interior do eletro.

Por esse motivo, é consenso entre os fabricantes orientar os clientes que não pode transportar geladeira deitada, deve-se inclinar uma geladeira no máximo em um ângulo de 30º.

Pode parecer uma dica trivial, mas vale lembrar que é preciso desligar a geladeira antes de começar a limpeza. Isso é muito importante para evitar qualquer tipo de problema com eletricidade, como choques e curtos.

Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre 10 e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia.

3 horas

O tempo aproximado para fazer gelo é de 3 horas após reabastecer o reservatório de água. Se a geladeira acabou de ser ligada na tomada, poderá levar mais tempo.

Se a sua geladeira parou de gelar, verifique se a borracha da porta está gasta. Criada para impedir que o ar gelado saia da geladeira, a borracha da porta pode sofrer alguns desgastes com o passar do tempo e, assim, deixar que o ar saia para fora do refrigerador.

24 horas

A geladeira precisa ficar ligada todo o tempo, durante 24 horas por dia. É importante saber que desligar o aparelho durante a noite e religar pela manhã não ajuda a economizar energia.

Utilize uma embalagem própria de proteção
Para proteger a geladeira e garantir que o eletrodoméstico não sofra nenhum dano durante a manipulação e o transporte, é imprescindível utilizar uma embalagem própria de proteção. É o caso do plástico-bolha, papelão ondulado ou capas acolchoadas.

Quando mover o seu refrigerador sem a sua embalagem de transporte, aguarde 10 minutos para ligá-lo depois que o refrigerador for posicionado na posição vertical.

Sua geladeira pode ter passado por longas viagens da fábrica até a sua casa e isso pode fazer com que ainda haja vestígios indesejados de alguns fluidos em sua tubulação.