O que acontece se eu ligar a fase no neutro?

Perguntado por: alacerda3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado? Ao fazer a ligação errada da fiação de chuveiro elétrico, corre-se o risco de levar choque. Quando o fio terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, por exemplo, ele fica energizado, podendo causar choque elétrico.

o equipamento não vai queimar se se tiver invertido o equipamento não vai deixar de funcionar não só que se foi. padronizado isso é claro que primeiramente é pra ver segurança.

um condutor que normalmente é neutro e tem o sinal neutro. nele conduz o sinal neuton ele pode de uma hora pra outra se transformar em fase então o que conduzirá neutro ele pode se transformar em fase e tem grandes problemas que isso pode acontecer além de causar um choque elétrico.

De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. O que provoca um choque elétrico é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que proporciona um fluxo de corrente elétrica pelo corpo de uma pessoa.

O fio do pós chave não deve ser ligado junto ao fio positivo! Essa ligação compromete o funcionamento do dispositivo. Dessa forma, é de suma importância identificar qual a ligação de cada fio do equipamento, a fim de evitar ligações equivocadas que comprometem o alinhamento entre instalação/configuração.

O neutro dá choque? NÃO, mesmo que o circuito esteja em funcionamento, entrar em contato com o neutro não causará um choque e isso ocorre por causa dos potenciais. Vimos que o neutro apresenta potencial zero, e que para haver circulação de corrente é necessária uma diferença de potencial.

Em outras palavras, quando falamos que a tensão (voltagem) elétrica de uma instalação é 220 volts, isso quer dizer que o condutor de fase está em um potencial de 220 volts, o neutro está em zero volt e, portanto, a diferença de potencial (tensão) entre eles é 220 – 0 = 220 volts.

Lembrando o que já citei em outro post: o neutro nunca pode ser interrompido pelos disjuntores. Isso vale sempre. Pois a idéia é nunca colocar o disjuntor no neutro ao invés de na fase. Tomemos por exemplo uma instalação básica, de um interruptor e uma lâmpada.

“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.

Ainda, existem alguns outros sinais de que um curto-circuito está acontecendo:

  1. disjuntores que desarmam com frequência;
  2. lâmpadas que queimam rápido demais;
  3. tomadas manchadas na cor preta;
  4. queda constante de energia;
  5. cheiro forte de queimado;
  6. aumento da conta de luz.

A regra é: Ao se utilizar o neutro como aterramento, o mesmo deverá ser derivado do neutro em um ponto anterior ao qual se quer aterrar. Ou seja, se deseja aterrar o quadro de distribuição, deverá ser puxado um circuito de Aterramento, oriundo do neutro do quadro de medição.

Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque. Mas tenha muito cuidado! Qualquer problema no circuito elétrico pode mudar esta condição e fazer com que o fio neutro conduza corrente mesmo sem estar ligado a um aparelho.

O aterramento do neutro de transformadores, e geradores, através de resistência permite: Reduzir os valores das correntes de curto-circuito para a terra, reduzindo os riscos de acidente para as pessoas, equipamentos e a própria instalação.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Fase: esse fio tem cor preta ou vermelha. Neutro: é identificado com a fiação na cor azul. Terra: é utilizado fios na cor verde ou verde com amarelo – o famoso cabo “brasileirinho”

Mas por que condutores 'Fase' e 'Neutro'?
Essa tensão existe entre fases diferentes ou entre fase e neutro. Portanto, o condutor que tem um potencial (127V, 220V ou outro, dependendo do local) é chamado de fase; e o neutro, por sua vez, tem um potencial de 0V, de onde vem o seu nome.

1- Coloque a ponta da chave em um dos buracos da tomada; 2- Coloque o dedo na outra extremidade da chave; 3- Caso a lâmpada da Chave Teste acenda, significa que nesse buraco se encontra o fio Fase (positivo), se não acender, significa que nesse buraco se encontra o fio Neutro (negativo).

Ao retirar uma bateria de um veículo, atente para as normas de segurança existentes na etiqueta da bateria. Retire primeiro o cabo negativo da bateria. Não permita que esse cabo volte a encostar no pólo. Em seguida retire o cabo positivo.

O fio Fase é justamente o fio energizado e que vai provocar o choque elétrico e, o outro, é o fio que vai receber a energia depois de ter feito o seu eletrodoméstico produzir trabalho, e vai conduzi-la em ultima análise a terra.