O que acontece se eu lavar o cabelo com detergente?

Perguntado por: rjaques6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Voltando ao detergente, o seu pH super alcalino acaba abrindo demais as cutículas capilares, o que prejudica muito os fios. O ressecamento excessivo provocado pelo detergente faz mal para os cabelos, principalmente os mais sensíveis ou tratados com química.

Existe mais de uma forma de substituir o shampoo convencional. Você pode utilizar o shampoo em barra, encontrar um sabonete que seja adequado para o seu cabelo, usar bicarbonato de sódio ou lavar apenas com água. Algumas marcas fabricam sabonetes que podem ser utilizados no couro cabeludo e fios.

O mesmo acontece com produtos de limpeza. Nem pensar em lavar o cabelo com detergente, sabão em pó ou qualquer outro. Eles não foram formulados para serem usados com esse intuito e definitivamente não vão ajudar a deixar o cabelo mais limpo, tirar a caspa ou qualquer outra coisa.

Porém, vale destacar que o detergente nunca poderá ser usado para lavar outras partes do corpo (no banho, por exemplo, no caso de um local em que não tenha sabonete). Pois extrairá em excesso a gordura do corpo e, além disso, poderá entrar em contato com partes íntimas do corpo (que pedem muito cuidado).

Detergente #Ypê de Coco. Com o cabelo seco, você passa uma quantidade generosa na cabeça da criança. Esfrega e faz espuma. Massageie por uns 10 minutos.

Voltando ao detergente, o seu pH super alcalino acaba abrindo demais as cutículas capilares, o que prejudica muito os fios. O ressecamento excessivo provocado pelo detergente faz mal para os cabelos, principalmente os mais sensíveis ou tratados com química.

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Aplicando detergente
Os detergentes Limpol e Ypê estão entre as marcas mais populares que você poderá experimentar. Molhe o cabelo, aplique a mistura e esfregue até formar uma espuma. Procure ensaboar o cabelo por pelo menos dois minutos para permitir uma penetração profunda.

“A gente usa muitas coisas naturais no cabelo, como os óleos naturais de copaíba ou de mamona, principalmente, e o urucum. Também usamos os óleos no corpo. Além do óleo de copaíba, também gostamos muito de usar o de coco.

Assim como para xampus, as opções de produtos são diversas. Entre os sabonetes, destacam-se os de glicerina, enxofre, granado e o sabonete líquido. Já se tratando de sabões, há quem use sabão em pedra, sabão de coco, glicerina e até sabão em pó.

Mas, respondendo a pergunta inicial, pode-se lavar os cabelos com um sabonete? Sim, pode! Mas os cuidados devem ser mais rígidos com os produtos sólidos ou mesmo líquidos quando feitos para a pele e não para os cabelos, pois, pela sua própria gênese, ele pode ressecar muito os cabelos e a pele do couro cabeludo.

Como deixar o cabelo liso com algumas dicas práticas?

  1. Escova progressiva. ...
  2. Selagem. ...
  3. Botox capilar. ...
  4. Cosméticos de manutenção. ...
  5. Utilizar shampoos e condicionadores com efeito alisante. ...
  6. Fazer um bom cronograma capilar. ...
  7. Dormir com touca de meia. ...
  8. Utilizar um protetor térmico antes da chapinha e do secador.

Mas o uso do shampoo infantil por adultos deve ser restringido à sua ação demaquilante, pois o produto não traz nenhum benefício ao couro cabeludo e aos cabelos dos adultos quando utilizado para higienização dos fios, visto que existe uma incompatibilidade entre o pH do shampoo infantil e do couro cabeludo de adultos.

Eles são tão bons que nosso couro cabeludo produz de forma natural. O Water Only aproveitará os benefícios do sebo produzido pelo corpo, deixando os cabelos saudáveis e nutridos.

Você pode lavar o rosto com sabonete neutro! No entanto, cuidado, porém, com o efeito rebote: lavar demais o rosto, mesmo que com sabonete neutro, faz com que a pele, ao sofrer uma perda significativa de sebo, ative um mecanismo de proteção que faz com que as glândulas sebáceas produzam ainda mais oleosidade.

Para usar o detergente de coco para matar piolhos, basta aplicar uma pequena quantidade na área afetada e deixar agir por 10-15 minutos. Enxaguar bem e repetir diariamente até que os sintomas desapareçam completamente.