O que acontece se eu fizer 50 agachamento todos os dias?

Perguntado por: bquarteira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

Fazer 50 agachamentos por dia é uma boa forma de aumentar os glúteos, mas para que o exercício seja eficaz você deve executar cada um corretamente. De nada adianta fazer muitos agachamentos se você não fizer os movimentos certos, pois o músculo não trabalhará de maneira ideal.

Aos poucos, você vai aumentando o número até chegar a 50 agachamentos por dia. Aos poucos você vera que fazer agachamento todos os dias dá resultado e vale a pena o esforço! Recomendamos este artigo sobre Os melhores agachamentos para glúteos e pernas.

Quanto tempo leva para ver o resultado do agachamento? Questão estética – Quando malhamos e queremos logo ver o resultado, eles aparecem de médio a longo prazo. A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos.

Fazer apenas agachamentos não é o suficiente para chegar lá. Você conseguirá melhores resultados fazendo exercícios (em casa) que trabalham mais os diversos músculos das pernas e do bumbum.

Esse movimento, quando feito corretamente e em frequência regular, fortalece músculos e articulações, além de aumentar a flexibilidade. “O agachamento é um exercício multiarticular, padrão ouro no ganho de força.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo”, explica.

Segundo o personal, os agachamentos são exercícios voltados para o estímulo das musculaturas do quadríceps, dos glúteos e outros músculos próximos - ou seja, os membros inferiores.

O agachamento é um ótimo exercício para quem quer emagrecer, pois ele é considerado multiarticular. Segundo o especialista, isso significa que ele movimenta várias articulações do corpo, o que gera um maior gasto calórico em comparação a um exercício que trabalha apenas uma articulação, por exemplo.

Quando fazemos exercícios físicos, estamos pedindo para que o nosso corpo funcione em um ritmo acima do normal. As fibras musculares não estão acostumadas a grandes esforços ou à carga extra. Por conta disso, elas sofrem microlesões que, por sua vez, desencadeiam um processo inflamatório e fazem a dor aparecer.

Para uma pessoa treinada, pode não significar nada, para os demais, pode custar a saúde dos músculos e articulações.

Treinar perna todo dia pode aumentar o risco de lesões
Essa situação pode elevar o risco de lesões musculares, assim como articulares”, explica.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Faça exame de bioimpedância. O exame de bioimpedância, realizado com o auxílio de um equipamento elétrico, tem o objetivo de avaliar a composição corporal da pessoa.

Riscos do agachamento profundo
Realmente, quem agacha a 90º de flexão está expondo as estruturas articulares a maior pressão e estresse. Portanto, aumenta muito as chances de lesão, especialmente se o aluno já tiver alguma compensação ou desvio postural.

Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses. É importante lembrar que cada organismo é único e os resultados podem variar de pessoa para pessoa.