O que acontece se eu fizer 1 minuto de prancha todo dia?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

Com a prancha vai fortalecer os principais grupos musculares do core, incluindo o transverso, o recto abdominal, o oblíquo externo e os glúteos. Para além disso, os seus abdominais irão ficar mais definidos.

Pode queimar até 600 calorias em uma hora de exercícios, o que contribui para a perda de peso e, consequentemente, da gordura abdominal. Ou seja, seguindo a recomendação de cinco séries de três minutos, são gastas 150 calorias.

Acelera o metabolismo
Dessa forma, se você encarar o desafio de 30 dias, fazer os exercícios diariamente queima mais calorias que os abdominais tradicionais. Isso porque os músculos do core, quando ativados, garantem a queima calórica ainda que você estiver parado ou passa a maior parte do tempo sentado.

A elevação de perna promoveu 63,79% de ativação do reto abdominal, enquanto a prancha ativou 51,83% da mesma região. Ou seja, o primeiro foi bem mais eficaz que o segundo, embora a prancha seja mais popular e conhecida para essa função.

Prancha ventral
Deite no chão de barriga para baixo, estique as penas e una os pés, apoie as palmas das mãos no chão, logo abaixo de seus ombros. Contraindo os abdominais e os glúteos eleve o tronco, esticando os braços. Sinta bem o apoio das mãos no chão e como este movimento ativa a musculatura de seus braços.

A prancha abdominal trabalha principalmente os grupos musculares do core, incluindo os glúteos, o oblíquo externo, o reto abdominal e o transverso. Com isso, é possível prevenir dores nas costas.

Dana Glowacka manteve a posição por quatro horas e 20 minutos. Dana Glowacka, de Montreal, no Canadá, bateu recentemente o recorde mundial feminino de prancha abdominal ao conseguir manter a posição por quatro horas e 20 minutos.

Para se livrar dele, qualquer exercício regular ajudará. Faça, ao menos, 150 minutos de atividades físicas na semana. Aposte na modalidade HIIT, treinamento intervalado de alta intensidade que é altamente eficaz na redução de gordura. Corridas todos os dias também podem solucionar o problema.

A prancha pode ajudar a emagrecer? Sim, pode, pois ela estimula o metabolismo, o que faz seu corpo queimar mais calorias mesmo em repouso. Só que quando a meta é perder peso, prancha não é a protagonista de um processo de emagrecimento. Esse exercício ajuda a tonificar e enrijecer a musculatura envolvida na isometria.

- O ideal para se ter um nível de treinamento adequado é conseguir sustentar o exercício durante 10 a 20 segundos para um aluno iniciante e 30 a 60 segundos de intermediário a avançado, em 3 séries de cada tipo de prancha - explicou Kaio. + Dieta, genética, idade... Por que é tão difícil eliminar a gordura abdominal?

Melhora seu desempenho: Como esse exercício estimula muitos músculos, sua capacidade de levantar pesos irá aumentar! Diminua suas dores nas costas: A prancha isométrica é uma ótima forma de diminuir a pressão na coluna vertebral e no quadril, diminuindo suas dores nas costas ao fortalecer os músculos.

O ideal é fazer 5 séries de, no mínimo, 30 segundos. Esse tipo de exercício trabalha os músculos do core, os abdominais e os da zona lombar. Além disso, ele é excelente para melhorar a postura corporal.

Tente fazer de uma a seis repetições por dia.
Não se preocupe se você conseguir fazer a prancha uma única vez por dia quando estiver começando! O seu corpo vai se acostumar ao exercício e, aos poucos, aguentar melhor a carga de duas ou mais repetições.

Realizar a prancha todos os dias vai queimar mais calorias do que os abdominais tradicionais. Os músculos do core, fortalecidos por meio da prancha, vão garantir o gasto calórico calórica até quando estiver em repouso. Tem a sua importância principalmente se passar grande parte do seu tempo sentado.

Quanto tempo de prancha para definir abdômen? Faça a prancha por no máximo dois minutos. Especialistas acreditam que a prancha só gera benefícios quando é feita por um máximo de dois minutos.

Assim, sua posição mais simples, com os antebraços apoiados no chão, abdômen contraído, peito aberto, pernas ligeiramente separadas e quadris encaixados, é possível perceber que diversos membros são trabalhados em conjunto. Por isso, ao fazer uma prancha, é normal sentir dor pós-treino nessas regiões.