O que acontece se eu ficar com saldo negativo no banco?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Depois de 30 dias com o saldo negativo na conta corrente, os bancos devem oferecer a opção de parcelamento. Mas atenção: o parcelamento é, na verdade, um novo empréstimo do banco e, como qualquer empréstimo, há cobranças de juros e taxas.

Nesse sentido, destacaram que, de acordo com o artigo 12 da Resolução Bacen 2.747/2000, o encerramento de uma conta bancária deve ser feito através de um termo escrito, momento em que será verificada a existência de saldo negativo ou positivo, para que finalmente a conta possa ser encerrada.

É claro que você já ouviu a expressão “ficar no vermelho”. Ela vem das escolas e significa acabar o bimestre com uma nota baixa (arriscando-se a ficar de recuperação). Nas empresas, a ideia é parecida: mostra que a empresa está gastando (ou devendo) mais do que pode pagar.

Depois de 30 dias com o saldo negativo na conta corrente, os bancos devem oferecer a opção de parcelamento. Mas atenção: o parcelamento é, na verdade, um novo empréstimo do banco e, como qualquer empréstimo, há cobranças de juros e taxas.

Após 6 meses sem movimentação da conta corrente, os bancos não podem mais cobrar encargos e tarifas. O que ficou pendente nos meses anteriores continua em débito, mas a instituição não poderá fazer mais nenhuma cobrança adicional.

Quando você utiliza mais dinheiro do que realmente há na sua conta corrente, o seu saldo fica com o saldo negativo (em vermelho). Isto indica que você entrou automaticamente no cheque especial, que é um crédito que o banco deixa pré-aprovado.

Para estes casos, é só fazer um pagamento maior que o valor negativo para liberar limite e deixá-lo positivo novamente. Pagamento por boleto, o prazo de liberação é de até 3 dias úteis, mas pagando com a sua conta do Nubank, é compensado na hora!

Para pagar o seu cheque especial basta fazer um depósito na conta corrente. O BB Crédito Parcelamento Cheque Especial é a opção para quem precisa parcelar o saldo devedor do cheque especial, pois possui juros menores e prazos maiores. Mínima: 1,90 % a.m.

O encerramento de conta pode acontecer por iniciativa do banco e isso ocorre após seis meses sem qualquer movimentação. “É importante ressaltar que o consumidor pode encerrar a conta quando quiser, observando qualquer dívida, ou seja, não pode fechar sem pagar aquilo que já é devido”, acrescentou.

Deixar a conta zerada e sem movimentação por 6 (seis) meses pode até ocasionar no encerramento automático por inatividade depois desse período, porém, você corre sérios riscos de contrair uma dívida. A tarifa de manutenção será cobrada por seis meses, caso não tenha saldo na conta ela será paga pelo cheque especial.

O crédito está sujeito à aprovação na análise emergencial e, se o saldo não for coberto no mesmo dia, haverá a cobrança de tarifa e encargos. Você pode contratar o Adiantamento a Depositante na abertura da conta ou, a qualquer momento, na sua agência. Você pode cancelar o serviço a qualquer momento, sem nenhum ônus.

A principal dica sobre como sair das dívidas é acabar com os débitos que possuem juros maiores, como o cheque especial, trocando por dívidas mais baratas. Outra possibilidade é renegociar a dívida diretamente com o credor.

Na maioria dos casos, o dinheiro sumiu após uma transferência, um resgate de investimento ou até em pagamento de recebíveis. Se o seu dinheiro sumiu da sua conta, primeiramente você deve entrar em contato com os canais oficiais de atendimento do banco.

Só existe um jeito de se livrar do cheque especial: pagando a dívida! Confira com o seu banco as condições de negociação da dívida. Na maioria das vezes, as instituições financeiras permitem o parcelamento do valor devido com acréscimo de juros.

Se eu não pagar o cheque especial, o que acontece? Se o correntista não pagar o cheque especial, o banco pode cobrar juros e encargos sobre o valor utilizado, além de incluir o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC.

O que acontece se eu não tiver dinheiro em conta no dia do débito da compra das ações? Se no prazo de liquidação não houver saldo suficiente para concluir a compra, o Inter vende a ação, novamente, como garantia pelo pagamento, uma vez que não temos cheque especial .

Sendo assim, a maioria dos bancos costumam conceder para o cliente 10 dias, corridos ou alternados, de uso do cheque especial sem cobranças de juros. Logo, os pagamentos feitos durante esse período ficam isentos dos encargos.

Não tenho como pagar a dívida cobrada judicialmente, e agora? A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.

O que é dívida negativada
Geralmente o credor envia aviso de que existe o débito e aponta um prazo para a regularização. Se esse prazo não for cumprido, a dívida vencida poderá ficar negativada. Estar negativado equivale a ficar “com o nome sujo na praça”.