O que acontece se eu emagrecer depois da abdominoplastia?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

No entanto, como cada caso é um caso, mesmo que fazer abdominoplastia acima do peso seja possível em alguns casos, é ideal que o paciente entenda que se estiver com o IMC muito acima do ideal, o resultado não será como desejado e, a perda de peso após o procedimento pode ainda acarretar em flacidez da pele.

A barriga volta depois da abdominoplastia? Muitas pessoas se questionam se a barriga volta depois da abdominoplastia, mas, com os cuidados necessários, ela não volta! A cirurgia impressiona pelo resultado, no entanto, os exercícios físicos e a alimentação balanceada são essenciais para a sua manutenção.

Durante um período mínimo de 45 dias, é obrigatório o uso de malha compressora, também conhecida como cinta pós-cirúrgica, de tamanho adequado ao paciente. Também é necessário evitar esforços físicos, como carregar peso, além de procurar manter-se numa postura levemente curvada durante os primeiros 15 dias.

4. Passei pela abdominoplastia recentemente e sinto que a barriga abaixo do umbigo ficou dura. Isso é normal? É possível que isso aconteça após a cirurgia, sendo um seroma ou um hematoma (acúmulo de líquido ou de sangue).

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia.

Após a abdominoplastia você não deve fazer esforços, pelo menos, durante os 15 primeiros dias de recuperação. E o problema de cozinhar é, justamente, devido ao calor que ficará próximo a área operada.

A orientação quanto à retomada dos exercícios físicos após a abdominoplastia será sempre individualizada. Todas as pacientes são instruídas a realizar caminhadas leves, em casa mesmo, por cerca de 10 minutos algumas vezes por dia já no dia seguinte à cirurgia.

Os pontos internos da Abdominoplastia raramente se rompem. Mas essa é apenas uma possibilidade. De acordo com médicos especialistas em cirurgia plástica, isso dificilmente acontece porque esses pontos, conhecidos como plicatura abdominal, são feitos com um tipo de fio bem resistente.

Alguns pacientes queixam-se da existência de dobras de pele ao sentar-se, achando que isso não é normal ou que a cirurgia não foi bem-sucedida. É preciso lembrar, antes de mais nada, que cada caso é único e não podemos esperar resultados homogêneos entre todos os pacientes.

Isso acontece porque, quando a abdominoplastia inclui a lipoaspiração para remover o excesso de gordura dessa região, a recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é que seja removido no máximo 5% a 7% do peso corporal.

A restrição de não levantar e nem carregar peso acima de 5 kg deve ser seguida por pelo menos 30 dias ou de acordo com a recomendação do médico.

Geralmente, é necessário até um mês de repouso e o paciente deve esperar entre 30 e 45 dias para retomar as atividades menos intensas após a abdominoplastia. Para exercícios que movimentem o abdome, o ideal é aguardar pelo menos 60 dias.

Não pegue peso ou faça esforço físico
No período pós-operatório é importante evitar pegar peso ou fazer força, visto que as cicatrizes recentes são frágeis e precisam de tempo para estabilizar. A área que deve ficar imóvel depende do tipo de procedimento realizado.

Vários tipos de complicações são relatados em abdominoplastias isoladas: hematoma, seroma, infecção de ferida operatória, deiscência, necrose do retalho abdominal, celulite da parede abdominal, epidermólise, embolia pulmonar, tromboflebite, choque e outras29.

O resultado definitivo é alcançado no 6º mês. Afinal, esse é o tempo que a cicatriz leva para amadurecer. Embora as cirurgias plásticas levem 6 meses para chegar à aparência definitiva, nesse caso 80% do resultado pode ser obtido antes, já no 4º mês.

Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.

O corpo da mulher adapta-se à uma nova gravidez mesmo que você já tenha realizado uma Abdominoplastia e/ou Lipoaspiração. A barriga vai crescer e o bebê também vai se desenvolver normalmente.