O que acontece se eu dormir tarde todos os dias?

Perguntado por: dparaiso9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisadores apontam que pessoas que acordam cedo têm menos chance de desenvolverem essas doenças.

Os resultados revelaram que o aumento do risco de mortalidade entre aqueles que são claramente noturnos parece ser explicado principalmente por um maior consumo de tabaco e álcool em comparação com as pessoas consideradas matutinas.

3 benefícios do sono da tarde

  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares. Um estudo realizado pelo Hospital Universitário de Lausanne , na Suíça, traz importantes revelações a respeito do sono vespertino. ...
  • Faz bem para a memória e o raciocínio. ...
  • Aumenta a energia e a disposição.

Talvez você esteja se perguntando “então, quando devo dormir?”. Bem, um estudo publicado no European Heart Journal aponta que o melhor horário para cair no sono é entre 22h e 23h. Seguir essa recomendação, segundo os pesquisadores, pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares e de derrame.

9 horas

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Isso porque, quanto mais tarde e mais próximo do horário de dormir você se alimenta, maior a chance de ganhar peso e reter gordura.

O sono desempenha um papel fundamental, tanto no crescimento quanto no desenvolvimento”, diz. Isso sem falar da ação hormonal envolvida no processo, já que o pico do hormônio GH, conhecido como “hormônio de crescimento”, ocorre durante a noite, principalmente durante a fase de sono profundo.

Para te ajudar nesse processo, elencamos 10 dicas importantes da especialista:

  1. Tenha uma rotina do sono. ...
  2. Defina um horário para dormir. ...
  3. Evite comer alimentos pesados antes de dormir. ...
  4. Vença o modo soneca. ...
  5. Deixe a luz entrar. ...
  6. Faça exercício físico regularmente. ...
  7. Capriche no café da manhã

A pesquisa concluiu que aquelas que se definem como "noturnas" têm 10% mais chances de sofrerem uma morte prematura do que aquelas que se dizem "diurnas". Além disso, quem acorda mais tarde tem uma tendência maior também de ter doenças físicas ou mentais, segundo o estudo.

Tharlyslima

Tharlyslima.

De acordo com o cardiologista e médico esportivo, Carlos Portela, não é mito e nem “modo de dizer”, a gente envelhece mais rápido, mesmo, dormindo mal.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

Por que dormimos melhor quando chove? Mas se o seu plano é ficar acordado até mais tarde, o ideal é tirar uma soneca de cerca de uma hora e meia. Esta é a duração de um ciclo de sono normal e você experimentará um sono profundo por cerca de uma hora, seguido de um sono leve na última meia hora.

Tirar cochilos durante o dia pode ajudar a manter a saúde do cérebro à medida que envelhecemos, de acordo com um novo estudo. No entanto, pesquisas anteriores mostraram que cochilar em excesso também pode ser prejudicial.

Dificuldade em manter a atenção ou em concentrar-se; Propensão para um maior esquecimento das tarefas; Irritabilidade, depressão ou ansiedade; Aumento de erros ou acidentes.

Mas, aqui vale um adendo: não é ir deitar às 22h, mas sim, pegar no sono por volta desse horário. Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Além dos problemas percebidos de imediato, existem outros danos que podem ser percebidos após uma série de noites com sono reduzido. Entre os problemas mais relatados, podemos citar: ganho de peso, aumento dos riscos de doenças cardiovasculares e derrames, diabetes, problemas gastrointestinais e envelhecimento precoce.

Sono é um estado de consciência em que há repouso e suspensão da atividade perceptiva e motora voluntária. A ação de dormir representa passar do estado de vigília para o estado de sono.