O que acontece se eu dormir meia noite?

Perguntado por: lgois . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Os resultados mostraram que o risco de problemas cardiovasculares foi 25% maior entre aqueles que foram dormir meia noite ou mais e 24% maior naqueles que foram dormir antes das 22h, em comparação com os que foram para a cama entre 22h e 22h59 – que apresentaram risco de 12%.

Algumas pesquisas relatam que quando você vai para a cama antes das 22h, as chances de você ter maiores ciclos de sono reparador se tornam maiores, sendo o melhor horário das 22h às 2h da manhã.

Desta forma, em condições saudáveis para um sono reparador é preciso se recolher para dormir até as 22 horas, porque este é o tempo limite que o corpo precisa para que o cérebro ative a produção noturna de melatonina.

7-9 horas

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o final.

O corpo diminui a sua temperatura interna, mas aumenta a das extremidades. Ou seja, o calor dos pés ou das mãos irá "dilatar os vasos sanguíneos e assim permitir que a temperatura baixe", explica Alexandre Aranda. O que acontece é que "se a meia não for respirável, a temperatura não baixará".

Isso porque, de acordo com o estudo realizado pela britânica Anne-Marie Imafidon, a melhor hora para despertar é as 6h44min da manhã. Segundo a pesquisadora, no entanto, a pessoa não deve sair da cama até às 7h12. Esse tempo é reservado para acordar, espreguiçar.

O pico máximo ocorre a cada 24 horas, quando nosso relógio biológico é "zerado", iniciando um novo ciclo. Com o passar do tempo, e especialmente depois dos 35 anos, os níveis de melatonina diminuem.

Portanto, a expressão "bom dia" deve ser utilizada do nascer ao pôr-do-sol, enquanto "boa noite" do pôr-do-sol ao nascer do sol. Pode-se utilizar também "boa tarde" do meio-dia até o pôr-do-sol.

Um novo estudo publicado nesta semana fornece evidências de que pessoas com 50 anos ou mais, que dormem cinco horas ou menos à noite, têm um risco maior de desenvolver várias doenças crônicas à medida que envelhecem em comparação com pessoas que dormem mais.

Para aqueles que despertam às 08h, a hora ideal para ir dormir é: às 22h46, 00h16, 1h46 ou 3h16.

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior.

A especialista explica que a inversão no horário do sono pode ser prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina. “Se a mudança dos horários é necessária para fins profissionais, a recomendação é manter a disciplina e dormir sempre no mesmo horário, mesmo nos dias de folga”, explica Renata.