O que acontece se eu desligar a geladeira todos os dias?

Perguntado por: omorgado . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que desligar a geladeira aumenta o gasto de energia ao invés de reduzir. Quando se desliga esse eletrodoméstico, a sua temperatura interior aumenta. Por isso, ele precisa ficar ligado 24 horas por dia na tomada para manter sua temperatura estável.

Mito 1: Geladeira desligada estraga!
Essa afirmação tem certo sentido, afinal, as geladeiras não foram feitas para serem ligadas e desligadas a todo momento. Fazer isso com frequência pode, de fato, estragar seu eletrodoméstico. É melhor desligá-las apenas quando necessário!

Colocar potes encostados na parede da geladeira não gera desperdício de energia. Regular a geladeira para uma temperatura muito baixa gasta mais energia. “Quanto maior a diferença entre a temperatura interna e a temperatura externa, maior o gasto de energia”, afirma Mario.

Porém, o que você mais deve se atentar é que, ao deixar uma geladeira desligada, geralmente ela vai ficar guardada ou não vai ter a devida atenção. Com isso, a oxidação da parte mecânica dela fica bem mais fácil de danificar alguma parte vital do motor ou da tubulação da sua geladeira ou frigobar.

Sempre que desligar o aparelho, especialmente para transportá-lo de um lugar a outro, espere duas horas para colocá-lo na tomada novamente. É o tempo necessário para que o gás e o óleo em seu interior se assente. Em caso de viagens longas, inclusive, recomenda-se limpar e desligar a geladeira para economizar energia.

Quando a geladeira se apaga, ela ainda mantém a temperatura por algum tempo. Por isso, a comida continua segura para consumo por até 4 horas após o eletro ter sido desligado. Contudo, vale ressaltar que essa duração é apenas se você não ficar abrindo a porta da geladeira toda hora.

25 kWh

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam que o consumo médio de uma geladeira nova, com capacidade de 280 litros, é de 25 kWh por mês. Para um modelo de 360 litros, o gasto sobe para 31,5 kWh.

Chuveiro elétrico

1. Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. Esse eletrodoméstico é um dos que mais gasta energia, já que é utilizado diariamente por períodos longos.

Uma geladeira que não apresenta nenhum problema irá, várias vezes ao dia, completar inúmeros ciclos de ligar e desligar, automaticamente, sem qualquer interferência.

Como enquanto você estiver viajando a porta do refrigerador não será aberta, então não é preciso deixar o termostato no máximo para não desperdiçar energia. Tampouco deve-se colocar no minimo ou desligar o aparelho, basta deixar o termostato na posição intermediária, que será o suficiente para deixar tudo resfriado.

A geladeira trabalha para manter uma determinada temperatura dentro, sendo assim, sempre que você colocar algo quente para esfriar nela, seu consumo vai aumentar. O motor da geladeira vai trabalhar ainda mais para manter sua temperatura, que foi elevada graças aos alimentos quentes.

1 – A geladeira precisa ficar ligada na tomada
Pode parecer contraditório, mas a verdade é que desligar a geladeira aumenta o gasto de energia ao invés de reduzir. Quando se desliga esse eletrodoméstico, a sua temperatura interior aumenta.

Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia. A explicação é que nesse intervalo, a demanda de consumo é muito menor e o valor cobrado pela distribuidora fica abaixo da tarifa convencional.

16 anos

Qual é a vida útil de uma geladeira? Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre 10 e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia. Mas nem sempre é aconselhável confiar nas estatísticas: quanto mais bem cuidadas, mais tempo as geladeiras vão durar.

Use água e vinagre
Com a geladeira desligada e vazia, limpá-la vai levar apenas alguns minutos. Umedeça um pano com uma mistura de água e vinagre, que pode ser feita com duas xícaras de água pura e duas colheres (de sopa) de vinagre.

Caso não seja possível desligar os disjuntores, é recomendável tirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada, especialmente televisores, computadores, geladeiras e máquinas de lavar roupa, que podem ter suas fontes internas danificadas dependendo da gravidade do surto”, explica Al Shara.

A geladeira pode ficar ligado muitas vezes durante o dia sem desligar automaticamente. Isso é normal e não deve causar problemas para a geladeira.

Se a geladeira parou de gelar, ou seja, se o resfriador da geladeira resfria pouco ou nada, pode ser um indicativo de que ela está sem gás. Outros sinais são: a parte interna do eletrodoméstico pode congelar muito rápido, a geladeira pode ficar pingando gotas d'água ou o tubo na unidade externa pode congelar.

Ainda assim, o intervalo aproximado de duração do gás refrigerante em uma geladeira varia entre 14 e 17 anos, sendo que essa referência corresponde a uma geladeira que fica ligada 24 horas por dia.