O que acontece se eu der o lance e não for contemplado?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Todos os meses os clientes podem oferecer lances com valores acima da prestação, e aquele que tiver o maior lance leva a carta. Mas, não se preocupe, se não for você o contemplado, você pagará o valor regular da parcela.

Como o lance impacta a parcela do consórcio? O lance é uma espécie de oferta responsável por viabilizar a entrega da carta de crédito ao consorciado. O valor poderá ser tanto abatido igualmente das parcelas restantes, quanto utilizado para adiantar determinado número de parcelas.

Ao ofertar um lance no consórcio, você está pagando de forma adianta parte do saldo devedor restante da sua cota. Em outras palavras, você está adiantando o pagamento das parcelas.

É possível vender consórcio não contemplado? Sim, há a possibilidade de vender consórcio não contemplado, trata-se de uma transação legal e prevista na lei dos consórcios. Quando o titular vende sua cota não contemplada, ele transfere para outra pessoa a responsabilidade pelo pagamento das parcelas restantes.

Posso participar de um consórcio com meu nome sujo? Sim, é possível participar de um consórcio mesmo que tenha seu CPF negativado junto a órgãos de proteção ao crédito. Mas pode ser que não consiga acesso à carta de crédito se for contemplado.

Embora a possibilidade do lance fixo seja mais competitiva que o lance livre, por exemplo, já que estipula um percentual para todos os integrantes do grupo, é uma boa ideia utilizá-lo como parâmetro para que você organize suas finanças e tente o lance.

O primeiro e mais básico dos passos para ser contemplado mais rápido no consórcio é, logicamente, manter as suas cotas em dia. Isso não apenas ajuda a manter a saúde financeira do grupo, o que possibilita o máximo de contemplações possíveis, como também é um requisito para que você participe das assembleias.

O consórcio mais fácil de ser contemplado é o UP Consórcio. Com modalidades para imóveis, automóveis e serviços, essa empresa é conhecida por ter uma contemplação facilitada e ainda com preços bem menores. O UP Consórcio tem contratação totalmente digital.

O valor das parcelas do consórcio pode ser afetado por diversos fatores, como o número de contemplados no grupo, o valor da carta de crédito e as taxas administrativas. Quando um consorciado é contemplado, as parcelas dos outros membros do grupo podem aumentar, pois o valor da carta de crédito é dividido entre todos.

Por regra do Banco Central, todo consórcio deve contemplar pelo menos um cotista por mês através de sorteio na loteria federal. As demais cartas de crédito disponíveis normalmente vão para os maiores lances.

A Circular n° 3.432, do BACEN, diz que o consorciado contemplado tem direito a receber o valor em dinheiro da sua carta de crédito desde que tenha quitado o saldo devedor da cota, e somente após 180 dias da contemplação.

Se eu desistir do meu consórcio, recebo meu dinheiro de volta? Sim, no caso de desistência do consórcio, você será restituído, ao menos, de parte do valor que já pagou. Logo, fique tranquilo pois você terá seu dinheiro de volta. Mas o problema é que não receberá esse valor de imediato e nem de forma completa.

Normalmente, no consórcio de imóveis, por exemplo, os grupos duram 180 meses, ou seja, você tem até 15 anos para ser sorteado, contudo, não se assuste! Caso você pense em investir em veículos, existem grupos de 36 até 80 meses. Para consórcio de serviços, geralmente os grupos são de 40 meses.

Você não vai mais poder participar dos sorteios e nem mesmo ofertar lances. Vai também ter que arcar com o juros de mora de 1% ao mês e mais uma multa de 2% sobre as parcelas em atraso, e também você pode ser excluído do grupo, e só vai participar dos sorteios para receber o valor que você investiu de fundo comum.