O que acontece se eu comer um dente de alho por dia?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

"O alho é excelente para o coração e para controle da pressão, ajuda no aumento da imunidade - evitando e ajudando a tratar gripes e resfriados - e ajuda também no combate de bactérias e fungos", afirma.

Consumir até quatro dentes de alho pela manhã, logo antes do café da manhã, pode trazer uma série de benefícios á saúde, já mencionados anteriormente. Por outro lado, o consumo de alho antes de dormir pode prejudicar o estômago, já que esse alimento é um estimulante do trato gastrointestinal.

Mas será que comer alho cru realmente faz bem para a saúde? É verdade que o alho possui diversos benefícios para o organismo. Entretanto, a nutricionista Aline Barros orienta que ele seja utilizado em receitas em vez de consumido cru.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Por que comer alho cru é saudável? Essa é a melhor forma de consumir o alho, porque ele possui um importante composto chamado alicina, que combate doenças cardíacas e colabora para prevenir o câncer. Essa substância é liberada quando o alho cru é cortado, triturado ou mastigado.

Estudos comprovam a sua eficácia em câncer da mama e da próstata. E pesquisas recentes identificaram que o alho possui ainda diversas propriedades, entre as quais se destacam as antimicrobianas, antineoplásicas, terapêuticas contra doenças cardiovasculares, imunoestimulantes e hipoglicemiante.

Embora ainda não existam pesquisas científicas que comprovem o consumo do chá de alho com a perda de peso, sabe-se que o alho é um forte termogênico, segundo estudo. Isso quer dizer que ele aumenta a temperatura corporal e facilita a queima de gordura.

Estudos recentes indicam ainda que, ao consumir quatro dentes de alho por dia, podemos evitar várias doenças.

Alho: esse alimento tão comum é rico em inulina, uma fibra que serve de alimento para as bactérias amigas do intestino, ajudando a aumentar seu número. Além disso, acelera o trânsito das fezes, pois seu processo de fermentação no trato gastrointestinal estimula a absorção de água e o aumento do bolo fecal.

O alho contém alicina, uma substância que eleva a taxa de testosterona no organismo. Além disso, o alho inibe a síntese de cortisol, hormônio ligado ao estresse, que prejudica a ação da testosterona.

O seu cheiro e sabor característicos não só aguçam as papilas gustativas, como também agem como um agente bactericida natural e que auxiliam na digestão dos alimentos.

Você já deve ter ouvido falar que comer um dente de alho antes de dormir faz bem. O alimento realmente traz muitos benefícios para a saúde. Diversos componentes presentes no alho ajudam, sobretudo, no fortalecimento da imunidade e também protegem a saúde do coração e melhoram doenças inflamatórias.

Comer alho, ou tomar cápsulas de óleo de alho, pode ser muito perigoso para todos aqueles que: têm problemas de coagulação sanguínea. tomam remédios anticoagulantes. têm trombose ou suspeitam de trombos não consolidados.

Mesmo com todos os benefícios do alho cru, há algumas restrições para essa forma de consumo. Segundo Carolina, pessoas que sofrem da Síndrome de Intestino Irritável (SII) ou de qualquer distúrbio digestivo devem evitar o alimento in natura.