O que acontece se eu comer gelatina todos os dias?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose.

A alta concentração de proteínas na gelatina ajuda a reforçar os ligamentos e tendões que unem os músculos aos ossos. A gelatina fornece os aminoácidos necessários (prolina e glicina) para a formação de tecido cartilaginoso, propriedade que por sua vez mantém as articulações hidratadas e menos propensas a rupturas.

"Não é nada saudável. Tem muito sódio, glicose, açúcar, nitrito e nitrato, que é uma substância cancerígena", afirma Monik.

As gelatinas feitas nos hospitais geralmente são direcionadas a esses pacientes, mas seus benefícios podem se aplicar a todos. A sobremesa rica em colágeno absorve água e ajuda a manter os fluidos do trato digestivo, promovendo um trânsito intestinal e fezes saudáveis.

Uma opção de gelatina mais saudável é a produzida em casa, substituindo a versão industrializada. Para isso, você pode comprar no mercado a gelatina incolor que contém pouco açúcar e ingredientes nocivos e adicionar pedaços de fruta, iogurte e sucos naturais.

Por ser fonte de proteínas, a gelatina ainda garante a saciedade. E pode até ajudar a reduzir um pouco o apetite se consumida antes das refeições, pelo fato de se ligar a grande quantidade de água. “Ela pode ser consumida no finalzinho da tarde, quando a fome aparece”, sugere a nutricionista.

A melhor forma de consumir gelatina é em pó e sem sabor, segundo a nutricionista. “Não precisa fazer a gelatina como manda a embalagem, deixá-la durinha, ela é boa de todo jeito. Minha dica é bater na vitamina ou com seu suco.

Agora, comer apenas uma vez por semana não causa problemas. Não podemos demonizar a gelatina por si só”. Acrescentar frutas à gelatina pode deixá-la mais saudável, lembra o médico: “Porém, infelizmente, costumo ver essa mistura mais em restaurante do que nas casas que frequento”.

Desde que os benefícios do colágeno começaram a ser desvendados, a gelatina virou a sobremesa queridinha de quem quer fortalecer a pele, os cabelos e as unhas. Mas se você faz parte desse time, temos uma notícia importante: a gelatina comum não tem a quantidade e o tipo de colágeno ideal para trazer esses resultados.

Se você gosta mesmo de gelatina, existe um jeito de deixá-la mais saudável, basta fazer a receita com o ágar-ágar (feita com algas) ou gelatina sem sabor (de origem animal), adicionar um suco de frutas natural e deixar gelar.

Carne vermelha
A carne vermelha é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina e de porco.

"As gelatinas que levam adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica não são recomendas para gestantes e crianças.

A gelatina é extraída por hidrólise parcial do colágeno presente nas peles, tendões e ossos de porcos, vacas e galinhas ou na pele e escamas de peixes.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

A gelatina é um dos alimentos que prendem o intestino graças ao fato de possuir substâncias que não são digeridas, o que aumenta o volume das fezes e faz com que a quantidade de água diminua.

Como explicam os organizadores da campanha, os pacientes em tratamento de câncer sofrem lesões no aparelho digestivo que provocam dores ao ingerirem alimentos sólidos, por isso a importância da gelatina, produto com capacidade nutritiva e refrescante e de fácil aceitação por pessoas de qualquer idade.

Outros nutrientes da gelatina: vitaminas A, C e D, zinco, selênio e sódio. A gelatina fornece ainda 9 dos 10 aminoácidos essenciais (a substância não é fonte de triptofano) e não contém gordura ou colesterol.

Sim , pode, sem açúcar. A medida diária vai de acordo com a dieta da nutricionista.

A gelatina Magro é uma opção interessante para quem possui restrições em relação ao açúcar, sendo aprovada pela ANAD como alternativa confiável para o consumo por diabéticos.

Benefícios da Gelatina
Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose.

Garante a qualidade do seu sono
Se você tem problemas para dormir, a gelatina é rica em glicina e por isso, ao consumi-la, você aumenta as chances de ter maior duração e qualidade de sono. Afinal, todo mundo precisa de uma bela noite sono para começar bem o dia!