O que acontece se eu colocar um fio mais fino no chuveiro?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

O chuveiro é fabricado com fio mais fino que o fio da instalação, isso é normal e não quer dizer que seu chuveiro esteja com defeito. O dimensionamento dos cabos internos depende da potência elétrica daquele chuveiro elétrico, ou seja, o chuveiro elétrico 110V e 220V são instalados com cabos diferentes.

Se a bitola (diâmetro) do fio for menor que o ideal, é possível que a fiação comece a derreter, o que pode causar choques, explosão ou curto-circuito. Isso é um perigo direto para quem está tomando banho, além de afetar a instalação elétrica de modo geral.

O cálculo é simples: divida a potência, medida em Watts, pela tensão, medida em Volts. Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.

A pressão da água pode queimar o chuveiro
Como já citado, quando essa pressão é muito abaixo do necessário, a resistência se esforça muito, provocando a queima. Portanto, leve em conta todas as dicas desse artigo, e você não sofrerá com a perda de resistências e também, chuveiros.

Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.

A emenda pode derreter conforme os cabos de cobre esquentam durante a condução elétrica, e pode até pegar fogo. Por isso NÃO recomendamos fazer a emenda elétrica. A melhor opção nesse caso, é instalar um terminal de louça para chuveiro.

O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação.

O fio de 4 mm deve ser utilizado em chuveiros com tensão nominal de 220V com potência de 5500W, 4600W e 6400W e disjuntor de 30A. Para chuveiros com tensão nominal de 127V e 3200W de potência deve ser utilizado fio de 4mm e disjuntor de 30A.

O fio terra vem no chuveiro de fábrica. Por padrão ele é dar cor verde e amarela. Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso.

Chuveiro de 7500W 220V - 7500/220=34A, portando deve ser instalado com cabos de 6mm² e disjuntor de 40A.

Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².

Para instalar corretamente um chuveiro é válido entender o que significa cada uma das cores da fiação elétrica: Fio azul claro: é a fase neutra; Fio verde ou verde e amarelo: é o terra; Fio marrom, preto ou vermelho: são o fase.

No chuveiro na parte de trás vem informando que o fio Branco é o fase e o Azul é o Neutro, porém não está visível, ou seja, a pessoa com problema de visão não nota o que está inscrito.

Pressão muito alta
Se ela for muito alta, isso pode fazer com que a resistência não consiga aquecer a água, uma vez que esta não fica tempo suficiente na câmara do chuveiro. Dessa forma, a resistência não consegue fazer seu trabalho de maneira correta, fazendo com que a água fique no máximo morna.

Quando o chuveiro for ligado no modo quente no próximo banho, um choque térmico acontecerá com a água fria acumulada e a água quente, o que pode ocasionar na queima de um dos polos da resistência. Para evitar que isso aconteça, ligue o chuveiro no morno e então coloque para o quente.

Abaixo, confira algumas dicas para evitar que a resistência do chuveiro queime.

  1. Mantenha desligado na troca de temperatura. ...
  2. Verifique a tubulação. ...
  3. Atenção ao fluxo de água. ...
  4. Banhos longos. ...
  5. Verifique a fabricação do material. ...
  6. Materiais elétricos na Trindan!

Isto ocorre porque há o compartilhamento do circuito, isto é, os aparelhos estão no mesmo circuito e a soma das correntes destes aparelhos é maior do que a capacidade do disjuntor fazendo este desarmar.