O que acontece se eu caminhar 3 vezes por semana?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Caminhar 30 minutos por dia e 3 vezes na semana já é suficiente para desfrutar das vantagens da caminhada, como o emagrecimento. Claro que, quem deseja resultados melhores e mais rápido, pode ir intensificando gradativamente a frequência do exercício e o tempo.

Quantos minutos de caminhada por dia são ideais? Além dos 7 mil passos diários, a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é 150 minutos de atividade física moderada por semana para adultos. Para práticas intensas, a indicação é de 75 minutos semanais.

Essa atividade pode ser realizada em qualquer lugar, não requer comprometimento financeiro e promove o emagrecimento. A caminhada também auxilia no combate à depressão e melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios para o corpo e a mente.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso no geral. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Tenha um programa de caminhadas
Quem está começando a fazer caminhadas leves deve praticar durante 30 a 60 minutos pelo menos três vezes por semana. Para emagrecer, o ideal é fazer caminhadas de 1 hora no mínimo, de acordo com os especialistas no assunto.

Enquanto a caminhada logo durante a manhã ajuda a injetar aquele combustível para você iniciar o seu dia, caminhar à noite ajuda o seu corpo a reduzir os níveis de cortisol e elimina o estresse.

A corrida é um exercício completo, pois ativa todos os músculos do nosso corpo e acelera o metabolismo. Isso facilita a queima de gordura e a perda de calorias, ações que podem durar até horas depois do fim do exercício. A caminhada é uma atividade leve, segura e extremamente eficaz.

Depois de algumas semanas caminhando todos os dias por 30 minutos, já dá para notar uma diferença nos músculos dos membros inferiores. Se você decidir adicionar um treino de força (como musculação ou funcional) à rotina a cada três dias, melhor ainda. Andar ajuda a colocar as ideias no lugar.

O movimento do pé! Qual é a diferença entre a forma de andar no nosso dia a dia e a forma de andar quando se pratica caminhada? O movimento do pé! No primeiro caso, a caminhada é inconsciente, enquanto que no segundo caso ela é praticada de forma totalmente controlada.

Como fazer caminhada para engrossar as pernas? Para que a caminhada deixe a perna mais grossa, é importante manter uma rotina diária de atividades que duram entre 45 minutos e 1 hora de exercícios, ajudando a fortalecer não somente os músculos da perna, mas também os glúteos e panturrilhas.

Entretanto, um novo estudo acaba de revelar que, para quem quer emagrecer, o ideal é ir à academia à tarde ou à noite, em vez de pela manhã.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Fazer alongamentos
Se o esforço foi ligeiro durante a sessão de caminhada, faz o alongamento dos músculos imediatamente após a sessão. Caso contrário, mais vale fazê-lo após várias horas, ou até no dia seguinte, para favorecer uma melhor recuperação.

Quantos passos são necessários? Diferentemente da sugestão dos 10 mil passos ou 8 km diários, a ciência mostra que 30 minutos por dia ou 150 minutos semanais de caminhada são o suficiente para melhorar a qualidade de vida.

Apesar da caminhada ser uma excelente atividade física, isoladamente ela não consegue provocar um ganho de massa muscular, nem mesmo nos membros inferiores. Os músculos são formados por fibras que, ao receberem estímulos, reagem para se adaptar ao estresse e, assim, crescem.

Como um exercício aeróbico, a caminhada promove queima calórica, que poderá sim ser eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.