O que acontece se eu caminhar 2 horas por dia?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O hábito da caminhada pode trazer uma melhora na saúde, auxiliando em diversos pontos, como: perda de peso; diminuir a pressão arterial e o colesterol; reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução.

40 minutos

Após caminhar por aproximadamente 40 minutos, a tendência é que a sua pressão arterial reduza nas próximas 24 horas. Isso corre graças ao aumento do fluxo de sangue durante a atividade, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam e, consequentemente, diminuam a pressão.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso no geral. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Como um exercício aeróbico, a caminhada promove queima calórica, que poderá sim ser eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Nesse sentido, um estudo da Escola de Economia de Londres, no Reino Unido, apontou que caminhar de forma acelerada pelo menos 30 minutos por dia é mais eficaz na perda de peso do que malhar ou praticar outros esportes.

A caminhada costuma ser indicada para atletas iniciantes na prática física, pois é a base para a corrida. Por ser uma atividade mais intensa, correr promove um gasto calórico maior.

A recomendação para redução de peso são de 0,5kg a 1kg por semana, desta forma poupamos a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso.

A caminhada é um dos exercícios mais democráticos que existem, mas ela pode ser contraindicada em caso de lesões ortopédicas, hérnia de disco ou hipertensão. Sentir dores, tonturas ou mal-estar durante a atividade física não é normal, por isso você deve parar imediatamente e procurar auxílio médico.

Caminhar faz muito bem para a postura corporal. Por envolver vários músculos e articulações, a prática regular durante a semana ajuda a diminuir dores no corpo e melhora a postura. Inclusive, a atividade também auxilia no combate à osteoporose.

Além disso, os benefícios da caminhada também incluem a ativação da circulação sanguínea, regulação da respiração e o fortalecimento muscular. Com isso, é possível observar uma melhora no condicionamento físico, na força e na saúde mental, bem como um impacto na qualidade de vida geral do praticante.

O movimento do pé! Qual é a diferença entre a forma de andar no nosso dia a dia e a forma de andar quando se pratica caminhada? O movimento do pé! No primeiro caso, a caminhada é inconsciente, enquanto que no segundo caso ela é praticada de forma totalmente controlada.

Uma meta razoável é caminhar por 30 minutos, pelo menos quatro ou cinco vezes por semana, para se obter o máximo de benefícios de um programa de caminhada. Uma pessoa de 68 kg, andando entre 5,6 a 6,4 quilômetros por hora pode esperar para queimar cerca de 300 calorias.

Para conseguir perder barriga com caminhada é crucial ainda manter frequência na atividade. O ideal é reservar um tempo todos os dias para o exercício, mas, se não for possível, caminhar de três a quatro vezes por semana já é considerada uma boa periodicidade.