O que acontece se eu beber etanol?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Além da cirrose o álcool pode causar doenças no sistema nervoso, demência, problemas de coração como cardiopatia cirrótica, prejuízo no pâncreas, pancreatite, câncer de pâncreas, alterações no intestino, perda de musculatura, diminuição no apetite e desnutrição.

O homem ao ingerir pequenas quantidades de etanol pode sofrer excitamento mental, depressão, vômitos ou náuseas. No entanto, o maior dano é quando o álcool etílico é ingerido em grandes quantidades, pois aí, ele pode provocar problemas como: indução ao sono, coma alcoólico e até mesmo a morte.

A ingestão de álcool a 70% pode provocar danos ao organismo. Além do alto teor alcoólico, o produto vendido em farmácias pode conter substâncias nocivas. Gastroenterologista do Hospital das Clínicas (HC,) o médico Severino Santos afirmou que a ingestão de um produto como esse pode causar danos a vários órgãos.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

A absorção do etanol ocorre através do estômago (local onde ocorre 20% de absorção) e intestino delgado (80%). A concentração no sangue máxima é atingida entre 30 e 90 minutos.

Isso porque circuitos do hipocampo, área do cérebro que tem papel crucial em consolidar as memórias do nosso cotidiano, são inibidos pelo álcool, explica o Instituto Nacional de Abuso do Álcool e de Alcoolismo dos EUA (NIAAA, na sigla em inglês). O resultado são falhas no sistema de registro cerebral.

Etanol e álcool é exatamente a mesma substância.

Como dissemos, não há diferença entre etanol e álcool, já que eles são a mesma substância. Porém, as nomenclaturas mudam de acordo com o uso e o percentual de concentração. Em 1975, o governo brasileiro criou o Programa Nacional do Álcool, também chamado de Proálcool.

O etanol, principal tipo de álcool contido nas bebidas, é uma molécula pequena e bem solúvel em água, de forma que é facilmente carregado pelo sangue para todo o corpo.

De acordo com os especialistas, as pessoas saudáveis podem consumir, no máximo, 30 gramas de álcool por dia.

O álcool contido nas bebidas é cientificamente conhecido como etanol, e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais como a cana-de-açúcar, frutas e grãos. O etanol é um líquido incolor.

Evite totalmente o álcool para que você não prejudique o seu próprio sistema imunológico e a sua saúde nem ponha em risco a saúde dos outros. Se você não bebe, não deixe que nenhum suposto motivo ou argumento relacionado à saúde o convença a começar a beber.

Tontura, dor de cabeça, sensação de boca seca, desânimo, sentidos no dia seguinte são sintomas da famosa "ressaca": uma reação do seu corpo a essa ingestão demasiada. 40 miligramas de etanol por 100 mililitros são suficientes para gerar o quadro de euforia, causando esse desconforto no dia posterior.

“Além disso, o álcool para limpeza pode conter substâncias tóxicas (compostos sanitizantes) que o inviabilizam para consumo humano e podem levar a danos severos ao organismo, com consequências inesperadas, e até a morte”, finaliza.

A exposição ao etanol pode levar à dependência física psíquica,dependendo das condições de exposição. A exposição ao etanol pode levar à demência,dependendo das condições de exposição. A exposição ao etanol pode levar a neuropatias periféricas dependendo das condições de exposição.

O motorista não pode beber nenhuma lata de cerveja com álcool se for dirigir. O CTB é claro e desde 2012 a tolerância é zero para consumo de qualquer quantidade e tipo de bebida alcoólica por parte do condutor de veículo automotor.