O que acontece se estourar uma veia do olho?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

O derrame ocular, também chamado de hiposfagma, é um vazamento de sangue no globo ocular causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva, que deixa uma mancha. Esta mancha não causa danos a visão e, em geral, é absorvida naturalmente entre 10 e 14 dias.

As causas mais comuns desse tipo de derrame ocular são: situações que levam ao aumento da pressão nos vasos da conjuntiva: tosse, espirro ou esforço físico intenso, por exemplo; trauma ocular; coçar os olhos.

A vermelhidão se dá devido a dilatação dos vasos sanguíneos na conjuntiva, uma camada transparente que recobre a esclera, a parte branca dos olhos. Na maioria dos casos, o grau de vermelhidão ou o aparecimento de sangue não está correlacionado com a gravidade da situação.

Na maioria das vezes, a condição pode ser identificada como um derrame ocular ou hemorragia subconjuntival. No entanto, os médicos ressaltam que não é necessário se preocupar tanto, visto que ela costuma melhorar sozinha entre 7 e 21 dias.

Perda progressiva de visão periférica, seguida de perda da visão geral. Olhos avermelhados. Dores de cabeça e nos olhos. Náuseas e vômitos.

Na maioria das vezes, quando acontece de ter veias estouradas nas pernas, o caso melhora sem necessitar de grandes intervenções. Porém, se perceber alguns dos sintomas abaixo é recomendado procurar uma emergência imediatamente.

No estado de ansiedade, com a alteração desta musculatura, diversos sintomas podem surgir como visão embaçada, miopia induzida, dores de cabeça e ardor ocular.

O tratamento a laser pode ser usado para destruir vasos sanguíneos anormais, para tratar ou evitar o glaucoma neovascular ou ainda evitar futura perda de visão devido a sangramento dentro do olho.

Existe colírio para o derrame ocular? Não existe tratamento aprovado para acelerar a reabsorção e absorção da hemorragia ou derrame ocular. No entanto, pode-se usar colírios lubrificantes para dar conforto ao paciente, bem como compressas frias (2 vezes por dia) como medidas de suporte.

Por vezes, após um AVC existe uma dificuldade em piscar os olhos porque foi perdido o movimento involuntário. Para ajudar a incentivar o olho a começar a piscar novamente, pratique piscadas lentas diariamente.

Os sintomas da conjuntivite bacteriana ou viral incluem olhos vermelhos, inchaço, coceira e hipersensibilidade à luz. No caso da conjuntivite bacteriana, a secreção amarelada intensa associada à potencial lesão corneana podem levar à sérias alterações oculares e comprometimento da visão.

5 dicas para evitar derrame ocular

  1. Tenha atenção com esforços intensos.
  2. Redobre os cuidados contra infecções oculares.
  3. Controle a hipertensão.
  4. Faça visitas periódicas ao oftalmologista.
  5. Não manipule os olhos com as mãos sujas.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

A Trombose Ocular é quando há a formação de um coágulo que impede a circulação de sangue na retina, obstruindo a veia central ou um de seus ramos. Esse coágulo pode causar hemorragias e edemas, devido ao bloqueio do fluxo sanguíneo e a não drenagem do sangue e seu extravasamento na retina.

Diminuição repentina do campo de visão
Um dos primeiros sintomas do glaucoma é a sensação de que o campo visual está se afunilando, ou seja, ocorre perda gradual e progressiva da visão periférica.

O tratamento mais usual é o uso de colírios que atuam na redução ou estabilização da pressão intraocular. Em alguns casos eles podem ser combinados com o uso de medicamentos de via oral.

Pêssego. A fruta doce e aveludada é rica em carotenos, antioxidantes e vitaminas A e C, que podem estar associadas à melhora da saúde ocular e, consequentemente, do glaucoma. Além dele, outras frutas e vegetais ricos nessas substâncias, como a couve e a cenoura, também são recomendados em uma dieta aliada aos olhos.

A dor é a principal sensação de uma veia entupida e surge no local afetado. É o sintoma mais relatado e deve servir de alerta para buscar o médico. A falta de irrigação faz com que o local afetado adquira uma coloração diferente, mais clara do que o restante do corpo.