O que acontece se estourar uma veia do dedo?

Perguntado por: efrutuoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Independente da causa, o sangramento de veia varicosa é uma complicação que pode ser grave e trazer risco de óbito por choque hemorrágico em poucas horas dependendo da veia que está sangrando e, por isso, é considerado uma emergência médica.

Isso acontece quando a variz é muito superficial e a pele que recobre a veia é tão fina que um simples atrito com alguma região mais áspera é capaz de romper a camada de pele e a parede da veia, fazendo o sangue que passa por dentro dela extravasar”, explica a médica.

São eles:

  1. Dor contínua,
  2. Sangramento que não para,
  3. Grande área de vermelhidão e calor,
  4. Inchaço intenso na área afetada,
  5. Hematoma grande na região da veia.

Trombose: Problemas na circulação sanguínea estão bastante relacionados com o surgimento de edema (inchaço) em membros com pé e mãos.

Embora as características da Vena Amoris sejam um fato, atualmente, sabemos que todos os dedos da mão possuem veias que os ligam diretamente ao coração.

A veia estourada é quando uma veia se rompe ou tem a sua parede ferida, geralmente devido a pancadas ou outros tipos de ... - Vascular.pro.

Veias localizadas em locais onde ocorreu um pequeno trauma podem desenvolver tromboflebite. Em raros casos, a tromboflebite pode ocorrer em veias normais em pacientes com tendência familiar a formar coágulos (trombofilia).

As áreas azuladas (cianose) nas pontas dos dedos das mãos são causadas pela diminuição de oxigênio no sangue decorrente de fluxo sanguíneo lento devido ao estreitamento parcial dos vasos sanguíneos.

“Na maioria dos casos, basta o repouso e compressas de gelo nas mãos para ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo. Se não melhorar, o ortopedista deve ser consultado. Ele pode prescrever desde analgésicos a anti-inflamatórios. Casos mais graves são tratados com fisioterapia ou cirurgia”, explica.

Recomendo um aquecimento adequado, equilibrar a musculatura e não subestimar a lesão ou a sua cicatriz, além de não administrar medicamentos de forma inadequada ou sem prescrição médica.

Em regra, a veia estourada não é grave e causa apenas um sangramento que passa rápido (varicorragia) ou uma mancha roxa que na maioria das vezes melhora em algumas semanas. Porém, quando existem sintomas como inchaço e vermelhidão intensos, a veia estourada pode ser um sintoma de problemas mais graves.

São muitas as razões pelas quais um vaso sanguíneo pode se romper: traumatismos violentos, ruptura de aneurismas arteriais ou de varizes dos membros inferiores ou do esôfago , secção acidental ou criminosa de vasos sanguíneos , tosse violenta, espirros poderosos, fragilidade constitucional dos vasos, etc.

Seu primeiro sintoma é a dor, dor imediata e intensa no membro ou órgão. A pele fica gelada e muito dolorida, essa dor é chamada de isquemia que é consequência direta da redução do fluxo sanguíneo.

Inchaço na região em que se formou o coágulo; Vermelhidão e calor no local afetado; Dor ou sensação de peso; Rigidez da musculatura.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.