O que acontece se espremer um abcesso?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Também é indicado não apertar o abscesso, pois isso pode levar o pus, que contém bactérias, para dentro do tecido, agravando a infecção.

Quando há a inflamação em torno de um folículo com formação de abscesso, temos o furúnculo. Os abscessos internos, quando não tratados podem dar origem a um quadro de septicemia que pode levar à morte.

O abcesso pode levar de 2 dias a 3 semanas para se desenvolver. Nem todo abcesso precisa de intervenção médica. Alguns acabam tendo uma drenagem espontânea e se cicatrizando. Mas, quando o problema persiste, o ideal é buscar ajuda médica para realizar uma drenagem cirúrgica, que permite retirar toda a secreção.

Na maioria das vezes, o local endurecido se deve a presença do processo inflamatório e, eventualmente, da presença da fístula que originou o abscesso.

É contra-indicado realizar a drenagem em casa, pois há mais chances de exposição a microrganismos, podendo infeccionar outras áreas da pele e piorar o quadro. Também é indicado não apertar o abscesso, pois isso pode levar o pus, que contém bactérias, para dentro do tecido, agravando a infecção.

Não é indicado tentar drenar o abscesso pressionando-o. Isso pode empurrar o material infectado para os tecidos mais profundos. Não enfie uma agulha ou outro instrumento pontiagudo no centro do abscesso, porque você pode ferir um vaso sanguíneo subjacente ou fazer com que a infecção se espalhe.

Faça a drenagem do abcesso.
No médico, a bolha será lancetada com bisturi ou um pequeno alfinete; abri-la e retirar os fluidos remove pus ou líquido com infecções, diminuindo a pressão. Mantenha os curativos que o médico colocar após o procedimento bem limpos e secos.

O abscesso pode ainda “estourar” e drenar sozinho, sem cirurgia. Neste caso, faz-se o acompanhamento para garantir que toda a secreção saiu.

Os abscessos pequenos podem ser minimizados pela aplicação de compressas quentes sobre a área várias vezes ao dia. Este irá, por vezes, promover a espontânea drenagem de abscesso o que é importante uma vez que o tratamento primário de abscessos é drenar-los.

Compressas de água quente. Se não drenar sozinho, tem que procurar um médico para ele fazer um pequeno corte para ajudar a sair o pus.

A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.

O melhor indicativo da boa evolução é a melhora da dor que havia antes da drenagem. O ardor provavelmente é causado pela ferida em cicatrização. É importante observar que se a dor começar a aumentar, apresentar inchaço, vermelhidão e calor pode ser sinal de que está recolecionando (formando novo abscesso).

Inserir um hemostato ou pinça ao redor da cavidade do abscesso para romper as loculações. Considerar o uso de um dispositivo de sucção rígido e cego para extrair pus de abscessos grandes ou profundos, o que também ajuda a romper as loculações.

As bactérias que causam abscessos cutâneos são tipicamente inerentes à pele das áreas acometidas. Para abcessos no tronco, nas extremidades, axilas ou cabeça e pescoço, os organismos mais comuns são Staphylococcus aureus (com S. aureus resistente à meticilina [SARM] sendo o mais comum nos EUA) e estreptococos.

Alguns abcessos pequenos podem ser tratados com compressas quentes sobre a região afetada, promovendo a drenagem espontânea do mesmo. Em outros casos, faz-se necessária a drenagem do abcesso. Essa drenagem é feita cirurgicamente ou por punção com agulha, ambos com anestesia local.

As principais pomadas furúnculo são:

  1. Nitrofural. O nitrofural é uma pomada antibiótica indicada para o tratamento de infecções na pele, como furúnculos, impetigo ou piodermite, ou para o tratamento complementar de queimaduras de segundo ou terceiro graus. ...
  2. Bacitracina e neomicina. ...
  3. Mupirocina. ...
  4. Gentamicina.

O pus deve sair sem ser apertado. Limpe-o com uma gaze. Em seguida aplique uma pomada antibiótica (como Betamina ou Bacitracina) três vezes ao dia até que desapareçam. Para prevenir a propagação, não toque os pontos brancos nem esfregue a pele.

Como cuidar do corte e qual a média de tempo para cicatrização do abcesso ? É normal até uns 30 a 40 dias. Mas mesmo cicatrizando totalmente tem que voltar no seu médico para avaliar pois pode desenvolver uma fístula.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.