O que acontece se emendar a resistência do chuveiro?

Perguntado por: ialmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

Algumas pessoas podem optar por reaproveitar uma resistência danificada, mas ainda não queimada. NUNCA faça isso. Essa atitude é extremamente perigosa e pode acabar causando um dano geral ao aparelho, além do risco de curto-circuito e incêndio. Se sua resistência sofreu qualquer dano, é hora de escolher uma nova.

A emenda pode derreter conforme os cabos de cobre esquentam durante a condução elétrica, e pode até pegar fogo. Por isso NÃO recomendamos fazer a emenda elétrica. A melhor opção nesse caso, é instalar um terminal de louça para chuveiro.

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado? Se você trocar a ligação dos fios do chuveiro corre o risco de levar choque. O fio terra colocado no neutro fica energizado e pode causar choque elétrico.

Pressão muito alta
Se ela for muito alta, isso pode fazer com que a resistência não consiga aquecer a água, uma vez que esta não fica tempo suficiente na câmara do chuveiro. Dessa forma, a resistência não consegue fazer seu trabalho de maneira correta, fazendo com que a água fique no máximo morna.

Caso a resistência queime/rompa, e você opte por não efetuar a troca utilizando ainda o mesmo chuveiro, melhor deixá-lo com a chave em modo “desligado/frio”.

A primeira razão de oscilar um chuveiro é corrigir imperfeições na geometria de jato dos bicos. Por exemplo, a distribuição de vazão de todos os bicos pode variar de 1% a 4%. A geometria de jato também depende da pressão, desgaste do orifício do bico e contaminação da água.

Se o problema for superaquecimento do disjuntor. Será possível notar fios derretendo e o disjuntor com aparência enegrecida (também chamada de zinabre). Os motivos para o superaquecimento são muitos, incluindo bitola muito pequena, curto ou parafusos mal apertados.

É possível que haja algum curto circuito, e normalmente são os próprios cabos do chuveiro em que a capa derreteu devido ao aquecimento, e um cabo de cobre está em contato com o outro.

É normal um faiscamento azulado ao abrir e fechar o registro do chuveiro. O referido faiscamento deriva-se do acionamento e desacionamento dos contatos,não acarretando problema algum ao chuveiro.

Se a gente olhar bem, a instalação elétrica o chuveiro consiste, basicamente, em juntar os fio do chuveiro com os fios que saem da parede (da rede elétrica da sua casa). E pra isso você pode fazer uma emenda direta nos fios e isolá-los com fita isolante, ou pode usar conectores elétricos.

Emendas que não estão bem isoladas podem acabar tocando em alguma parte energizada provocando um curto-circuito. Além disso, há o perigo de um choque elétrico caso haja o contato de uma parte exposta como alguma pessoa ou animal.

Cada fio deve ser instalado conforme a sua cor. O azul-claro é o fio neutro; verde ou amarelo é o terra; vermelho, preto ou marrom é o fase. Não se esqueça de isolar os fios com a fita isolante.

Se um fio encostar em outro (fase e neutro, por exemplo), não havendo um aparelho para entregar a energia, mas sim um percurso de muito baixa resistência, a corrente torna-se intensa a ponto de colocar em perigo a instalação.

Mas não se engane que a troca de temperatura pode ser feita com o chuveiro ligado! Fazer a troca com o aparelho funcionando causa um centelhamento e forma alguns arcos pequenos no polo do chuveiro, acarretando no desgaste a longo prazo até que a resistência queime.

Com relação a segurança vc não terá problemas. Mas o chuveiro pode não aquecer como antes, ou terá que reduzir o volume de água. A vazão de água. Não é perigoso.

Pode. Só terá que observar a tensão da instalação elétrica e trocá-la também.

Como a vida útil das resistências é aproximadamente constante de 60 a 90 dias então existe mais uma hipótese não citada: o pH da água.

5 dicas para evitar que seu chuveiro queime

  1. Abra bem o registro. Abrir menos o chuveiro para esquentar mais a água força seu funcionamento e eleva o desgaste da peça. ...
  2. Observe a pressão da água. ...
  3. Mantenha fiação correta. ...
  4. Troque a resistência. ...
  5. Não demore muito no banho.

muito a potência cai bastante a temperatura a tendência das pessoas é achar mais o registro né então quando você tem o fechamento do registro você tem um banho mais demorado é. você tem um aumento da temperatura diminuição. da vida útil do equipamento.

Resumidamente, o chuveiro com resistência blindada ou ducha blindada oferece mais segurança e durabilidade. A proteção da resistência evita a oxidação, impedindo que ela queime facilmente, e também diminui as chances de choques elétricos.

A água pode ficar gelada quando a resistência ou o chuveiro estão queimados, se a potência do aparelho for muito baixa, pressão da água insuficiente para acionar o chuveiro, a fiação não for a ideal ou se a região em que você mora é muito fria e a água demora para esquentar.