O que acontece se dormir mais de 12h?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Um adulto com idade entre 18 anos e 64 anos deve dormir entre sete e nove horas por dia para envelhecer com qualidade de vida. É o que mostra estudo feito pela Fundação Nacional do Sono, dos Estados Unidos.

Especialista do sono afirma que é sempre melhor dormir apenas uma ou duas horas do que fazer uma direta. Fazer diretas deve ser evitado. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), os adultos precisam de mais de 7 horas de sono por noite, e os miúdos de 6 a 12 anos precisam de 9 a 12 horas de sono.

Dormir bem ajuda na perda de peso porque promove a regulação dos níveis de hormônios relacionados com a fome, a grelina e a leptina, além de também ajudar a diminuir os níveis de cortisol no sangue, que é o hormônio relacionado com o estresse e que poderia aumentar o apetite e dificultar a queima de gordura.

Você sabia que acordar algumas vezes durante a noite pode fazer mais do que apenas deixá-lo cansado e mal humorado? O chamado sono interrompido pode aumentar as chances de morrer prematuramente de doença cardíaca ou de qualquer outra causa.

Um estudo publicado recentemente confirma que dormir tarde não só diminui o tempo de vida do indivíduo como aumenta o risco de desenvolver distúrbios psicológicos e câncer.

Na verdade, as águas-vivas não apenas não dormem – geralmente são incapazes de fazer isso por um bom motivo. Você precisa de um cérebro para dormir, e as águas-vivas não tem.

Uma pessoa em uma fase avançada do sono também é chamada de cotovia matinal- alguém que vai dormir cedo e acorda cedo. "Houve pessoas que nos chamaram a atenção. Embora fossem 'cotovias matinais' e levantassem cedo, ficavam acordadas até tarde para fazer parte do nosso critério.

Randy dormiu 14 horas seguidas, após o registro do recorde, e, ao longo dos dias, seu padrão de sono voltou ao normal.

Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

Ele preferia ter apenas duas horas de sono por dia. Além do hábito de dormir muito pouco, Tesla curvava os dedos do pé 100 vezes antes de deitar, porque acreditava que isso estimulava as células cerebrais.

Existem diversos alimentos ricos em fibras solúveis. Alguns exemplos são as sementes de linhaça, aveia, gérmen de trigo, brócolis, abacate, maçã com casca, chia, banana, laranja, lentilha, feijão etc. Coloque esses alimentos no seu cardápio e você terá excelentes aliados para secar a barriga.

Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento. A boa saúde do sono deve ser estimulada em todas as faixas etárias, especialmente na infância, de forma a prover todas as condições para um crescimento saudável.

Essa barriga mais sarada acontece devido a uma questão que você já pode ter desconfiado, o fato de desinchar, que é resultado da desidratação. Pois, é possível perder líquido retido durante a noite, devido à água que eliminamos graças ao suor e à respiração.

De acordo com especialistas, dormir no chão não vai trazer benefícios a longo prazo. Contudo, a curto prazo, pode ajudar a reduzir as dores agudas na coluna. Assim, isso acontece pois, ao dormir no chão, as pessoas tendem a deixar os joelhos para cima, tirando a pressão da coluna.

Especialistas no assunto confirmam a relação: “A privação de sono aumenta o apetite por alimentos calóricos. Indivíduos que não dormem têm maior tendência à obesidade do que os que não são privados do sono”, diz Pedro Genta, coordenador do Centro de Medicina do Sono do HCor.

Dormir de bruços (de barriga para baixo): é a posição menos indicada para dormir. Deitando dessa maneira, a coluna fica torta, pois é preciso virar o pescoço para poder respirar. É comum que as pessoas que dormem desse jeito acordem com dores de cabeça.

Analisando os horários e os QIs dos participantes, os pesquisadores concluíram que pessoas que dormem mais tarde demonstram inteligência, por reforçarem que não precisam estar em sincronia com a luz solar, como nossos ancestrais faziam.

“São liberados hormônios no processo de absorção de alimentos. Portanto, se eu comer e ir dormir, esses mecanismos hormonais podem ter impactos negativos no organismo.” Segundo ela, alguns desses impactos podem ser ganho de peso ou mesmo obesidade.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.