O que acontece se desativar o WinSAT?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

1. Desabilitar WinSAT. Desabilitar WinSAT (Windows System Assessment Tool) não faz sentido algum, porque o WinSAT é um conjunto de testes que o Windows precisa realizar para confirmar que o hardware está funcionando.

É seguro desativar o SysMain? Sim! Não há efeitos secundários se decidir desligá-lo. Se o seu sistema está a funcionar bem, deixe-o ligado.

Apagar WinSxS não vai impedir o Windows de funcionar, mas irá criar uma série de problemas na hora de rodar aplicativos mais antigos e mesmo softwares mais recentes que tenham sido desenvolvidos com alguma ferramenta desatualizada.

O comando sfc /scannow verificará todos os arquivos protegidos do sistema, substituindo os arquivos corrompidos por uma cópia em cache que está localizada em uma pasta compactada em %WinDir%\System32\dllcache. O espaço reservado %WinDir% representa a pasta do sistema operacional Windows.

O serviço SuperFetch (SysMain) aumenta a CPU por 1 a 2 minutos quando um aplicativo de 64 bits está em execução no Windows.

No prompt de comando, utilize as instruções abaixo de acordo com sua necessidade:

  1. Para inicializar: net start “nome do serviço
  2. Para parar: net stop “nome do serviço
  3. Para pausar: net pause “nome do serviço
  4. Para continuar um serviço pausado: net continue “nome do serviço
  1. Pressione Windows+R, será aberto a janela Executar;
  2. Digite no campo em branco. services.msc. ...
  3. Localize o serviço "SysMain” e inicie o mesmo. Para fazer isso, dê um duplo clique sobre ele;
  4. Nesta nova janela, verifique os itens abaixo. Tipo de Inicialização: deve estar em "Automático". ...
  5. Clique em Ok;
  6. Reinicie o sistema.

Você deve desativar o Superfetch caso note que a utilização da CPU está aumentando, acabando com a memória RAM ou colocando o seu HD no overdrive. Com o sobrecarregamento dos recursos do disco pelo Superfetch, isso pode causar uma queda perceptível na velocidade e desempenho do seu computador.

Não existem efeitos negativos em desativar o recurso, e para melhorar esta decisão, recomenda-se deixar ligado se o computador estiver em bom funcionamento.

Desative transparência
Além de desativar sombras, animações e efeitos visuais, você também deve desativar os efeitos de transparência que o Windows 10 usa para o menu Iniciar, a Barra de Tarefas e a Central de Ações.

Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite desempenho e selecione Ajustar a aparência e o desempenho do Windows na lista de resultados. Na guia Efeitos Visuais , selecione Ajustar para obter o melhor desempenho > Aplicar. Reinicie o computador e veja se ele fica mais rápido.

Selecione Iniciar , em seguida, selecione Configurações > Privacidade > aplicativos em segundo plano. Em Aplicativos em Segundo Plano, certifique-se de Permitir a execução de aplicativos em segundo plano esteja Desativado.

Excluir arquivos temporários é uma das maneiras mais fáceis de liberar quantidades significativas de espaço no seu computador. Caso contrário, os arquivos temporários em seu disco continuarão a aumentar até que uma grande porcentagem do armazenamento disponível seja ocupada por arquivos inúteis.

Normalmente, a pasta Temp acumula milhões de bytes em arquivos que foram utilizados anteriormente, mas não têm mais utilidade alguma. Por isso, apagar o conteúdo da pasta Temp de vez em quando pode ajudar a manter espaço livre no disco rígido.

A pasta Windows. old será excluída do seu computador e você terá mais espaço livre para armazenar arquivos e fazer instalações.

O comando Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth irá verificar quais os arquivos que estão corrompidos e substituí-los por versões em bom estado, ou seja, não deveria apresentar este comportamento que você relatou. Neste caso, pode ter ocorrido outro problema.