O que acontece se deixar o feijão de molho no vinagre?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

A técnica é importante para facilitar a digestão e também elimina fatores antinutricionais do alimento. Se você faz o remolho apenas com água, saiba que o vinagre também pode ser um aliado da técnica, já que ele ajuda a neutralizar substâncias que dificultam a absorção de outros nutrientes dos grãos.

Para cozinhar feijão preto na panela de pressão, após cozinhar por 30 minutos (feijão que não ficou de molho), faça uma liberação de presão rápida. Em seguida, adicione a cebola e o alho cozidos, os temperos, as folhas de louro e o vinagre.

Desta forma, colocar o feijão de molho com limão permite manter o valor nutricional dos grãos. Isso melhora a absorção dos nutrientes do feijão, além de facilitar a digestão, evitando os indesejáveis gases.

Não há problemas em deixar por pouco mais de 12 horas, mas também não é necessário. Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento. Como cozinhar feijão sem panela de pressão?

A maior parte dos estudos indica um tempo entre 8 e 12 horas, ou seja, exatamente aquilo que nossas avós faziam: colocar o feijão de molho na noite anterior para cozer no dia seguinte.

Utilizando vinagre
Com o vinagre, a dose correta é uma colher de sopa para cada litro de água que for usado para colocar o feijão de molho. E ele deve permanecer de molho, por aproximadamente 12h, para que então os gases sejam eliminados!

“Por isso, o ideal é sempre deixarmos o feijão de molho. Eu indico que isso seja feito junto do suco de meio limão ou uma colher de sopa de vinagre de maçã, pois a acidez vai auxiliar na saída dessas substâncias do grão, ficando na água”, complementa Michele.

Nossos avós já faziam e a ciência confirmou: é importante deixar o feijão de molho na água por 8 a 12 horas antes do cozimento. O nome técnico do processo é remolho. O motivo citado pelos mais antigos era acelerar o cozimento. Alguns já notavam também o efeito na redução de gases intestinais e estomacais.

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

Depois de cozinhar o feijão como de costume, abra a panela e acrescente, aos poucos, algumas colheres da biomassa. Coloque uma colher de cada vez, mexa bastante para que ela “derreta” e se integre com o caldo, e veja se há necessidade de acrescentar mais ou não.

O feijão pode azedar devido à fermentação e ao desenvolvimento de bactérias ou fungos indesejáveis. Aqui estão algumas dicas para identificar se o feijão azedou: Odor: O cheiro é um dos indicadores mais óbvios de que o feijão azedou.

Além disso, quando o feijão é bastante cozido, ele fica mais macio e o amido presente em sua composição se torna mais facilmente digerido. “A adição de limão ou vinagre na água de imersão também ajuda a formar menos gases”, completa Sousa.

O processo de molho envolve colocar os grãos secos em água e deixá-los de molho por algumas horas ou durante a noite. O tempo de molho pode variar dependendo do tipo de feijão, mas geralmente varia de 6 a 12 horas.

Se quiser dar um empurrãozinho extra, é só colocar uma pitadinha de bicarbonato de sódio na água do cozimento. O bicarbonato ajuda a amaciar os grãos, deixando o feijão mais fácil de cozinhar.

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.