O que acontece se deixar o celular no carregador a noite toda?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

Ele realizou vários testes, e em alguns deles conseguiu responder a essa pergunta em particular. Segundo os resultados dos estudos, as chances de um smartphone superaquecer e explodir por estar tempo demais na tomada são muito remotas.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Para carregar seu celular de forma certa, o recomendável é não deixar a bateria chegar ao fim. Segundo fabricantes de smartphones, o ideal é manter a bateria de celulares entre 20% a 80% para garantir a vida útil.

até 85% a bateria do seu celular. vai ajudar na saúde da bateria que ela. ela tem uma saúde mais durável. porém. o celular vai descarregar mais rápido também.

Os celulares, assim como outros eletrônicos, têm baterias de íons de lítio e não são capazes de memorizar quando foi a última vez que recebeu carga. Por isso, a bateria não fica viciada. E deixar o aparelho no carregador com frequência também não influencia na vida útil dela, tá?

Saiba como os aparelhos eletrônicos atrapalham o sono
A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo. Quando o celular carrega é normal que a temperatura fique mais elevada, no entanto, se o celular aquece demais existem grandes chances de dar problema tanto no aparelho quanto na bateria.

Posso tirar o celular da tomada antes de carregar 100%?
A longo prazo, isso prejudica o aparelho por conta do aquecimento da bateria, em especial nos smartphones de carga rápida.

A vida útil deles costuma ser de 2 anos.
Mas, se você quiser usar o máximo possível, acredito que dê para ficar com um smartphone intermediário por pouco mais de 3 anos. Depois disso, já é interessante trocar de aparelho.

Mas se você possui o hábito de tirar o celular do carregador antes dos 100%, pode ficar tranquilo. Talvez essa seja a melhor decisão para o seu smartphone. Segundo alguns especialistas, essa pode ser uma boa escolha para a vida útil do aparelho, por mais incrível que possa parecer.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

Qual a porcentagem ideal para recarregar o celular
Tem uma coisinha que você precisa ter como regra principal: sempre colocar o celular quando ele estiver entre 30 e 50 por cento de bateria!

Se a bateria estiver completamente descarregada, aguarde até 1% de carga antes de ligar o aparelho. Se a bateria estiver completamente descarregada, a energia não será ligada imediatamente, mesmo se o carregador estiver conectado. Deixe carregar por alguns minutos e atingir 1% antes de ligá-lo.

A umidade se infiltra no celular e pode corroer circuitos eletrônicos – entre outras coisas. 2. Mantenha o aparelho longe de lugares sujos e/ou empoeirados. Você pode riscar seu aparelho, ou fazer com que crostas de sujeira se acumulem em seus componentes eletrônicos.

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

No entanto, deixar o iPhone conectado à tomada por longos períodos de tempo pode causar algum aquecimento no dispositivo. Isso pode ser normal em algumas situações, mas se o dispositivo ficar muito quente, pode ser um sinal de que algo está errado com o carregador ou com o dispositivo.

Para reduzir esse problema, evite o uso de celulares e tablets uma hora antes de dormir. Além disso, habilitar o filtro de luz azul, disponível em alguns aparelhos, pode ajudar a proteger seus olhos e sua mente dos efeitos nocivos da luz artificial desses aparelhos no relógio biológico humano.

Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir.