O que acontece se deixar o celular em cima da geladeira?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%.

Enquanto o aparelho estiver esfriando, evite coloca-lo para recarregar e não deixe o produto exposto a altas temperaturas. Além disso, de forma alguma coloque o celular na geladeira. E se mesmo assim nada funcionar, você vai precisar de ajuda de uma assistência especializada.

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.

2 - Arroz funciona
Colocar o celular em um pote de arroz é uma das soluções mais conhecidas pelas pessoas e funciona, segundo os especialistas - a depender dos danos, claro. O arroz é um alimento higroscópico, ou seja, tem a propriedade de absorver a água. A orientação é deixar o celular desligado no pote de arroz.

Como resfriar o smartphone
Para resfriar um smartphone que está superaquecendo, remova o estojo para liberar o calor aprisionado. Em seguida, ative o modo avião por alguns minutos para desativar os recursos que consomem bateria, como o Bluetooth, que podem estar funcionando em segundo plano.

O aplicativo Resfriador De Celular, disponível grátis para Android, permite controlar a temperatura do aparelho para evitar superaquecimento dos componentes. O app detecta serviços pesados que consomem demasiadamente a CPU do dispositivo e encerra suas atividades para que eles não esquentem em excesso o smartphone.

Alguns estudos indicam que é preciso pelo menos dez mil cargas para que se percebam os primeiros efeitos. Sendo assim, não há com o que se preocupar. Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema.

Ao guardar a bateria por um tempo é recomendável armazenar com uma carga de 30 a 60%, esse intervalo permite uma vida útil mais longa para a bateria. Além disso, as baterias devem ser mantidas frias, mas não muito frias, a temperatura de armazenamento ideal é de 10 a 15 graus Celsius.

Em geral, a maioria dos dispositivos suporta temperaturas de até 35ºC. A partir disso, o calor pode causar sérios problemas, como a redução da vida útil da bateria, a falha de componentes eletrônicos e até mesmo a perda de dados armazenados no dispositivo.

Lembre-se de que você deve resfriar o telefone gradualmente, pois uma mudança brusca de temperatura pode causar condensação. Água se formará dentro e ao redor do telefone, causando mais danos do que o próprio calor. Por isso, nunca coloque seu iPhone em uma geladeira, freezer ou outro lugar frio.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Você é o tipo de pessoa que costuma colocar o celular embaixo do travesseiro ou ao lado da cama na hora de dormir? Saiba que esse hábito é um tanto quanto perigoso. Isso porque qualquer aparelho ligado – mesmo em modo avião – gasta energia e, consequentemente, aquece.

Os smartphones têm baterias feitas de lítio, que são desenvolvidas para serem inteligentes e otimizarem a carga, ou seja, elas são capazes de trabalhar com um bom desempenho sem precisar estar 100% carregada. O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo.

Algumas coisas não devem ser colocadas no refrigerador. É o caso das cebolas, bananas e de outros alimentos. Mas hoje o assunto é outro: o que não deve ser colocado em cima do eletrodoméstico! Você certamente tem alguma coisa em cima da geladeira que, por regra, não deveria estar por aí.

Você pode usar diversos tipos de adesivos, desde adesivos decorativos específicos para geladeira, até adesivos de parede removíveis. O importante é escolher um adesivo que tenha uma boa aderência à superfície da geladeira e que possa ser facilmente removido sem danificar a pintura.

Na gaveta: guardar as frutas e os legumes frescos; Na porta da geladeira: guardar os ovos, a manteiga, água, sumos e leite.

E essa dica pode ser mesmo eficiente: segundo especialistas, o arroz absorve a água que fica acumulada no celular e ajuda a remover a umidade. O ideal é pegar um pote cheio de arroz e deixar o telefone encoberto por completo por, pelo menos, um dia.