O que acontece se deixar o celular carregando a noite toda?

Perguntado por: omarinho9 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Deixar o celular carregando por muito tempo vicia a bateria? Não, deixar o celular carregando por várias horas não vicia a bateria.

Posso deixar o aparelho carregando durante a noite toda? Sim, ao chegar em 100 % o carregador do aparelho não irá transmitir energia dessa forma isso não irá danificar o aparelho.

Por isso, mesmo que o smartphone venha com alguma bateria assim que você o tira da caixa, pode usá-lo normalmente sem se preocupar com eventuais problemas. Então não: você não precisa deixar o celular descarregar a bateria até o zero e carregá-lo por 12 horas, nem é obrigatório levar a energia até 100%.

Um dos principais perigos é o superaquecimento do aparelho. O professor explica que quando o celular está carregando e utilizamos recursos ou aplicativos, há um aumento na demanda de processamento e, consequentemente, um maior consumo de energia.

Durante o dia, carregue baterias de lítio gradualmente
Se você for carregar seu celular durante o dia, evite deixar o aparelho na tomada por longos períodos. Então, faça uma primeira recarga até 40%, depois, de 40% para 80%. Com essa estratégia, você mantém e até mesmo prolonga a vida útil do smartphone.

Porém, a boa notícia é que isso não acontece, e que pode sim, manter o celular carregando a noite toda sem problemas.

Por Mariana Pessoa

  1. Evite deixar chegar a 0% para recarregar. Para carregar seu celular de forma certa, o recomendável é não deixar a bateria chegar ao fim. ...
  2. Prefira usar o carregador original. ...
  3. Pode carregar o celular durante a noite. ...
  4. Evite capinhas em dias quentes. ...
  5. Pode usar recarga rápida.

Por TechTudo

  1. Brilho máximo. O brilho intenso aumenta o consumo da bateria. ...
  2. Rodar jogos muito pesados. ...
  3. Rede instável. ...
  4. Manter o GPS ativado. ...
  5. Muitos apps em segundo plano. ...
  6. Componente antigo. ...
  7. Bluetooth sempre ativo. ...
  8. Esquecer de atualizar o sistema.

Ao ativar a opção, o celular para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada. Este “limite” irá prolongar o tempo de vida útil da bateria visando sua longevidade.

Localização ativada em segundo plano. Seja em aparelhos que utilizam o sistema operacional iOS ou Android, o fato é que deixar a localização ativada pode diminuir gradativamente sua bateria. Alguns aplicativos requerem a localização para que possam oferecer uma experiência mais assertiva aos usuários.

Saiba que esse hábito é um tanto quanto perigoso. Isso porque qualquer aparelho ligado – mesmo em modo avião – gasta energia e, consequentemente, aquece. Mas esse aquecimento pode ser ainda maior quando o objeto se mantém em ambientes apertados, como o celular embaixo do travesseiro, por exemplo.

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo.

Para além de checar o status do componente no celular, vale atentar-se aos sinais mais evidentes, como os destacados a seguir.

  1. Superaquecimento do celular. ...
  2. Bateria estufada. ...
  3. Período em 100% ...
  4. Dificuldade para recarregar o telefone. ...
  5. Desligamento inesperado.

É recomendável que a primeira carga seja feita de forma completa e para isso aconselha-se deixar o aparelho carregando por volta de 1 à 2 horas desligado.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

2 horas

Afinal, quanto tempo deixar o celular novo carregando? Na verdade, indica-se que a primeira carga do aparelho seja completa, atingindo os 100% de maneira normal. Para responder quanto tempo deixar o celular novo carregando, vale colocá-lo desligado na tomada por volta de 1 a 2 horas.

Os smartphones modernos são projetados com sistemas que regulam o fluxo de carga quando a bateria atinge o nível máximo. Quando a bateria chega a 100%, o carregamento é interrompido, e o celular para de ser alimentado pela fonte de energia. Portanto, não há problemas em deixar o celular conectado durante a noite.

Ainda é permitido configurar horários específicos para o modo economia passar a funcionar. Muita gente pode se perguntar se usar o celular no modo economia de energia vicia. Porém, os smartphones contam faz tempo com tecnologia que impede a bateria de viciar, ao contrário de modelos mais antigos.

Evite temperaturas extremas.
Isso pode causar danos permanentes à capacidade da bateria e ela não carregará o dispositivo o suficiente. Carregar seu dispositivo em temperaturas altas pode causar mais danos ainda. O software pode limitar a carga a 80% se a temperatura da bateria exceder o limite recomendado.

Infelizmente, não há um método completamente efetivo para recuperar a capacidade de segurar carga de uma bateria. Além disso, os smartphones atuais possuem tanques não removíveis pelo usuário, então será necessário levar o aparelho até uma assistência técnica para que a substituição seja realizada.