O que acontece se deixar a língua no céu da boca?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4 / 5 17 votos

“Caso a língua não permaneça nesta posição de descanso, pode ocasionar problemas de respiração e até mesmo alterar posicionamento ósseo e causar desalinhamentos dentários”, esclarece o dentista.

A característica do palato é a mesma que da gengiva. Sua coloração é rósea com característica opaca e não vermelha.

Alterações de humor por estresse e ansiedade
Quando a ansiedade se torna uma condição patológica, mudanças corporais começam a aparecer. Esse cenário altera todo o sistema nervoso e por isso podem ocorrer episódios de formigamento na língua, acompanhados de perda de paladar e gosto ruim na boca.

A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada. Para descobrir se a língua está no lugar certo, faça o teste: feche a boca e respire pelo nariz. A língua deve ficar naturalmente no lugar certo.

A Cleveland Clinic explica que uma língua saudável é rosada e tem pequenos nódulos chamados papilas sobre sua superfície. Alguns problemas de saúde podem alterar a aparência da língua, e alguns deles são graves.

Em uma boca saudável, as mucosas devem ser rosadas, nem muito claras nem muito escuras. Não deve haver sangramentos nem inchaços na gengiva. A língua deve estar limpa, sempre rosa, porém sem estar lisa demais ou marcada nas laterais, e não deve haver sinais de acúmulo de placa bacteriana ou tártaro.

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

Anemia e saúde bucal
Existe uma relação entre anemia e boca seca. A baixa circulação sanguínea leva ao mal funcionamento de diversas glândulas, entre elas as glândulas salivares. Elas passam a produzir menos saliva o que leva ao quadro de boca seca. Outros sintomas também são notados.

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;

Boca seca. O estresse é um dos principais fatores que provocam a xerostomia, conhecida popularmente por “boca seca”, pois ele diminui a produção de saliva. O ressecamento da boca pode dificultar a mastigação, a fala e ainda contribuir para o desenvolvimento de cáries, mau hálito e gengivite.

Ou seja, a falta de cuidados pode acarretar em problemas maiores.
...
5 cuidados que você deve ter com a higiene da língua

  1. Escove a língua regularmente. ...
  2. Use raspadores de língua. ...
  3. Complemente a higiene da língua com produtos adicionais. ...
  4. Fique atento aos sinais que a boca dá ...
  5. Não se esqueça de beber água.

Pequenas úlceras na língua
Emocionalmente, esse tipo de língua pode indicar que a pessoa se altera constantemente, que se mantém ansiosa e estressada. Também é próprio de pessoas que reprimem a raiva.

A língua está ancorada na boca por teias de tecido duro e mucosa. A corda segurando a frente esse órgão no interior da boca é chamada de freio lingual. Na parte posterior da boca, ela é ancorada no osso hioide. Esse órgão é vital para mastigar e engolir alimentos, bem como para falar.

A glândula salivar sublingual é apenas uma dentre os três grupos de glândulas salivares que existem no nosso organismo. Elas estão localizadas em uma região chamada de assoalho da boca, ou seja, embaixo da língua, sendo que cada uma está localizada em um lado do assoalho.

A orofaringe é a parte da garganta logo atrás da boca. Ela inclui a base da língua, o palato mole, as amígdalas e a parte lateral e posterior da garganta. As funções da cavidade oral e da orofaringe consistem em ajudar a pessoa a respirar, falar, comer, mastigar e engolir.

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

Artigo publicado na revista Nature afirma que toda a língua é capaz de identificar os cinco gostos. Ao contrário do que se imagina, a língua humana não possui regiões específicas que identificam separadamente cada um dos cinco gostos básicos do paladar — doce, salgado, ácido, amargo e umami.