O que acontece se dar chá de erva doce para recém-nascido?

Perguntado por: eAvila6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Bebês podem tomar chá de erva-doce? O indicado é que o bebê tome chá de erva-doce apenas a partir dos 6 meses de idade. A planta é ótima para aliviar cólicas e acalmar os pequenos nos períodos de dor.

50 ml

No geral, a quantidade média para dar ao bebê é de 50 ml, mas é fundamental lembrar que o chá não deve substituir água, leite ou outros alimentos da introdução alimentar.

Estudos também reforçam que oferecer água ou chás ao bebê, o que era considerado inofensivo tempos atrás, dobra o risco de diarreia durante os primeiros seis meses.

Combater má digestão; Fortalecer o sistema imunológico; Aliviar dores de cabeça; Ter um efeito ansiolítico, calmante.

Veja a seguir uma lista completa com os chás mais indicados para bebês:

  • Erva cidreira – ajuda na digestão;
  • Capim santo – ajuda na digestão;
  • Camomila – acalma;
  • Erva doce – ajuda na digestão e na cólica;
  • Anis – ajuda na cólica;
  • Hortelã – acalma;
  • Gengibre com limão – previne a gripe.

O chá de hortelã é bastante eficaz no alívio das cólicas intestinais e auxilia na melhora da digestão. Por isso, é uma alternativa para as mães que amamentam exclusivamente e procuram alívio das cólicas dos seus bebês.

Compressa quente é ótimo para cólica
Passe uma fralda de tecido e aplique-a ainda quente sobre a barriga do bebê. Você também pode usar uma bolsa de água morna (sempre testando a temperatura antes para conferir se não está quente demais). O calor ajuda na vasodilatação, facilita o fluxo do sangue e relaxa os músculos.

Erva -doce, camomila, erva -cidreira e hortelã estão entre as ervas mais populares e podem ser oferecidas às crianças, em forma de infusão, sem contraindicações.

Para os bebês, alguns dos benefícios do chá de erva-doce é a melhora das cólicas intestinais e gases, proporcionando assim um alívio das dores e um sono mais tranquilo. Ervas com ação calmante também podem ser oferecidas às crianças, em especial no período noturno.

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.

camomila

Chá de camomila
Isso porque a camomila é anti espasmódica e ligeiramente sedativa, e além de ajudar no sono, ela pode auxiliar também no alívio das cólicas. Para dar o chá de camomila para o bebê, deve-se ter cuidado com a temperatura, e utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água.

50 ml de água. 1 colher (chá) de erva doce. 1 colher (chá) de camomila.
...
Modo de preparo:

  1. Esquente a água, e com o fogo já desligado adicione as ervas;
  2. Tampe o recipiente e deixe as ervas descansarem na água quente de 5 a 10 minutos;
  3. Coe o chá para remover as ervas e deixe ficar em temperatura ambiente para dar ao bebê.

Isso ocorre porque ele contém compostos que atuam no sistema nervoso, ajudando a acalmar a mente e promover a sensação de relaxamento. Por isso, muitas pessoas tomam chá de erva-doce antes de dormir para auxiliar na qualidade do sono.