O que acontece se cortar o bico da galinha?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

A debicagem das aves é o processo que consiste do corte parcial do seu bico. O objetivo dessa prática é reduzir os efeitos do alojamento, melhorar o desempenho produtivo, reduzindo a bicagem de penas e o canibalismo.

Bico. O bico é a estrutura que permite que a galinha se alimente, sendo comparado à boca em outros animais.

A debicagem é o processo de corte parcial e cauterização das pontas superior e inferior do bico de galinhas poedeiras. O processo evita a bicagem agressiva entre as aves devido ao comportamento natural e por influência de fatores como ambiente, nutrição, luz e densidade de alojamento.

Jamais apare o bico do pássaro por conta própria, pois pode ser muito doloroso para ele. Em vez disso, visite um veterinário de aves que possa apará-lo de maneira indolor.

Agora que você já sabe o que galinha pode comer, vamos descobrir o que não é permitido. Aves soltas, em geral, podem comer qualquer alimento fresco, mas existem alguns contraindicados, como cebola, coisas gordurosas, quentes, frutas cítricas, abacate, feijões secos, casca de batata e folhas de ruibarbo.

À princípio, falha nutricional ou restrição no acesso à ração surgem geralmente como as principais razões que levam as galinhas a iniciar a bicagem de pena e progredir para o canibalismo – mas não as únicas.

Nos últimos anos, alguns métodos alternativos ao método convencional de debicagem vêm sendo testados, dando destaque para o tratamento de bico realizado por meio de radiação infravermelha (RI) no primeiro dia de vida da ave, no incubatório.

O bico das aves é conhecido anatomicamente como rostro.

Já ouviste a expressão “Nem quando a galinha criar dentes!”? Pois é, se refere ao fato das aves não terem dentes.

A resposta é simples: pela cloaca, que é uma estrutura presente nas aves que parece uma bolsa. Ela dá saída para o sistema renal, o reprodutor e o gastrointestinal e está presente nos machos e nas fêmeas.

A galinha de postura comercial deverá ser debicada entre o 7 e 10 dia de idade. O segundo passo é redebicar moderadamente as galinhas na fase de recria, entre 10m a 11m semanas de idade, com objetivo principal de corrigir falhas da primeira debicagem.

A maioria dos autores recomendam a primeira debicagem entre o sétimo e o décimo dia de idade e quando houver necessidade da redebicagem deve ser feita até a 12ª semana de idade, conforme o Protocolo de Bem-Estar para Aves poedeiras da União Brasileira de Avicultura do ano de 2008.

Alimentação inadequada e envelhecimento reduzem postura
A baixa eclosão de ovos das galinhas pode ser explicada pelo envelhecimento das aves, o que varia de acordo com alguns fatores, como genética, pureza da raça e manejo. Com o passar do tempo, as fêmeas diminuem os níveis de fertilidade, reduzindo a postura.

A consanguinidade entre as galinhas provoca a degeneração da raça, por isso o cruzamento entre aves do mesmo sangue deve ser evitado. Começam a aparecer defeitos como pés tortos, exemplares de pequeno porte e ovos pequenos, por exemplo.

A falta de vitaminas e/ou uma alimentação incorreta também podem causar o canibalismo. Assim, é necessário ampliar o viveiro ou diminuir a quantidade de animais alojada, além de fornecer alimentação correta com ração e milho – uma parte de milho para duas partes de ração.

Bico aberto por muito tempo
A abertura do bico possibilita a perda de calor por meio da evaporação. Quando as aves permanecem por muito tempo dessa forma, é preciso ter atenção, uma vez que, com esse comportamento, há um aumento da taxa respiratória.

Para variar a alimentação para galinhas, especialmente para pequenos criadores, vale também oferecer pequenas quantidades de outros alimentos, que podem inclusive ser “restos” da alimentação humana, como arroz, verduras e legumes, isso inclusive irá ajudar a diminuir os custos com ração e milho.

O problema desses alimentos é o uso de fermento no qual mesmo que os pães não se observe a olho nú, pode haver a presença de fungos, ou mesmo iniciar a fermentação no papo das aves (principalmente em pintinhos) e pode ocorrer papo estagnado ( presença de Cândida Albicans).

Assim como diversos tipos de aves, o canário também pode comer ovo cozido. Esse alimento possui nutrientes importantes para o organismo dele. Prova disso é que a maioria das rações extrusadas para aves possui farinha de ovo.

A muda forçada das penas é uma solução. Normalmente, o período de muda natural das aves demora entre três e quatro meses. Assim, as galinhas param de botar ovos, os quais voltam à normalidade de produção apenas no fim desse tempo.