O que acontece se contar um sonho?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Os sonhos ampliam nossa consciência do mundo, resgatam o potencial criativo infantil que permaneceu congelado à espera de respostas e permitem que nos apropriemos de pedaços desconhecidos ou até mortos da nossa personalidade. Sonhar enriquece nossa vida e torna o dia a dia mais pleno e interessante.

E a maioria dos sonhos acontece durante a chamada fase REM (do inglês rapid eye movement), um sono profundo caracterizado pelo movimento rápido dos olhos. Mas eles também podem ocorrer durante o sono de ondas lentas, ainda que de forma menos frequente.

A resposta é: mais ou menos. Para a ciência, os sonhos não têm o poder de mostrar de forma infalível alguma coisa que vai acontecer no futuro: por exemplo, é impossível que um sonho revele com exatidão quem vai ganhar a próxima Copa do Mundo ou o dia exato da morte de alguém.

Sonhar enriquece nossa vida e torna o dia a dia mais pleno e interessante. Mas, para que isso aconteça, não basta sonhar. Um sonho precisa ser lembrado, transformado em linguagem e contado para alguém que esteja disposto a escutar com atenção e interesse.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Sonho compartilhado
Embora ainda não haja pesquisas mais aprofundadas no assunto, sabe-se que há um vínculo entre os sonhadores. Portanto, os sonhos compartilhados são comuns entre pessoas que estão conectadas emocionalmente, acima de tudo quando passam mais tempo juntas.

Antes de ir pra cama, passe um tempo pensando na sua paixão. Você pode pensar no tipo de cenário que você gostaria de sonhar, como uma caminhada romântica na praia ou um encontro divertido com jantar e cinema. Apenas mantenha-o firmemente plantado em sua mente, conjurando a imagem mental mais clara que você conseguir.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

“O sonho é uma tentativa de simular o amanhã com base no ontem; a recombinação disso abre espaço para novas ideias e criatividade", argumenta Sidarta Ribeiro. Para o neurocientista Sidarta Ribeiro, os sonhos podem sim prever o futuro.

Sonhos Proféticos
Estes são mais raros, pois aparecem como uma premonição do futuro. Nada muito grandioso, apenas pequenos acontecimentos, como prever que algum objeto vai quebrar ou que você passará por uma rua em específico.

O pesadelo dura 4 minutos – Estudo mostra que este é o tempo máximo de duração de um arrastão num restaurante de São Paulo.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Sonhar com traição pode representar a sua insegurança em algum relacionamento. Além disso, outra interpretação é de autoboicote. Você pode estar se traindo por meio de decisões que pressentia serem erradas e mesmo assim as tomou para agradar a sociedade.

O primeiro passo para começar a acreditar na sua força do pensamento é agir como se já tivesse alcançado o seu desejo. Ao imaginar essas situações, você se torna mais confiante e capaz de tornar o seu sonho realidade. Mas lembre-se: se não tiver certeza de que vai conseguir, o seu pensamento não será válido.

Um sonho bem sonhado é capaz de romper as barreiras do pensamento e modificar completamente o mundo real. É o início de qualquer grande mudança. Tudo que nos motiva na vida começa com um sonho. Sonhar nos encoraja a ter esperança, dá sentido às nossas decisões e explica nossas ações.

O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? — diz o SENHOR.

Como interpretar sonhos
Vá ligando os pontos. Anote também como se sentiu no sonho: se teve medo, se estava angustiado, feliz… Depois de alguns dias, observe para ver se existem padrões em seus sonhos. Alguma imagem ou ação que seja recorrente, mesmo que não seja igual.