O que acontece se congelar a carne 2 vezes?

Perguntado por: rnovaes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Congelar alimentos aumenta a vida útil deles e desacelera a proliferação de micro-organismos, mas, ao contrário do que muitos acreditam, a baixa temperatura não esteriliza os produtos - e, por isso, retornar ao congelador o que já foi descongelado oferece riscos à saúde.

Por terem muita água dentro das fibras, o ideal é não jogar no congelador depois que uma peça já foi descongelada, porque isso vai impactar diretamente nessas fibras.

Isso nunca deve ser feito”. Também não se deve recongelar carnes ou peixes crus que foram descongelados no micro-ondas ou na água fria, afirmou.

Confie em seus sentidos. Se cheirar mal, é melhor estar seguro e descartá-lo. A carne moída estragada também terá descoloração em sua superfície e uma textura viscosa e pegajosa.

24 horas

Recomenda-se não descongelar e congelar novamente, embora seja possível com as peças descongeladas lentamente na geladeira. Inclusive, quando completamente descongeladas, as carnes podem ficar sob refrigeração por até 24 horas.

Comida descongelada pode voltar ao freezer? Congelar alimentos aumenta a vida útil deles e desacelera a proliferação de micro-organismos, mas, ao contrário do que muitos acreditam, a baixa temperatura não esteriliza os produtos - e, por isso, retornar ao congelador o que já foi descongelado oferece riscos à saúde.

O descongelamento ideal para as carnes é feito de forma lenta, colocando as porções no refrigerador, durante 24 horas antes do consumo. Desta forma, os nutrientes do alimento são preservados. É importante não retirar a carne da embalagem em que foi congelada e nem mergulhá-la na água para acelerar o processo.

Descongelamento na geladeira
Este é o processo mais indicado para descongelar a carne porque acontece de forma gradual, mantendo as propriedades e as características do alimento. Pode demorar, por exemplo, até 12 horas para que a carne descongele e possa ser usada no preparo.

Já a carne cozida deve sofrer um resfriamento imediato, indo de 60°C a 10°C dentro do período de 2 horas. Este resfriamento rápido pode acontecer na geladeira, e, em seguida, o prato pode ir para congelamento.

Por isso, congelar a carne moída é uma grande vantagem, mas você sabia que pode congelá-la já pronta? Isso mesmo, cozida e temperada!

Vale lembrar que a carne, se ficar diretamente exposta no refrigerador, corre o risco de contaminação. Evite! Se o consumo não for imediato ou ultrapassar três dias, armazene sempre no congelador, de preferência na embalagem a vácuo do mercado ou em saquinhos para freezer com o mínimo de ar possível.

Cheiro forte e coloração alterada
O processo que justifica a alteração da cor é reação química em que a oximioglobina é transformada em desoximioglobina.

A aparência ideal
A carne de gado pode ter várias tonalidades de vermelho, como cereja ou púrpura. Quando ela é resfriada ou congelada esse tom de vermelho fica um pouco mais apagado.

A carne resfriada embalada a vácuo deve ser conservada sob temperatura de refrigeração (2 a 7°C) e, uma vez aberta, ela deve, preferencialmente, ser consumida de uma única vez. Caso seja fracionada para consumo, deve ser mantida na geladeira e preparada e consumida brevemente (em até 72h).

São duas as causas dos sintomas: a intoxicação alimentar, causada pelas toxinas produzidas pelos micro-organismos presentes na carne que ficou fora da geladeira, e a infecção bacteriana, causada quando a bactéria entra no organismo da pessoa. Ao aparecerem os primeiros sintomas, deve-se procurar um médico.

Como salvar carne quase estragada? O vinagre é a solução universal para tirar o ranço – Para carne vermelha e cortes em geral, o vinagre é o mais indicado para eliminar os odores. Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais.