O que acontece se comer um bombom por dia?

Perguntado por: osales . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

“Esse tipo de estratégia não oferece energia adequada para o corpo, podendo causar dores de cabeça, diarreias, oscilação de humor e compensações alimentares. Além disso, pode interferir no metabolismo e até mesmo facilitar o aparecimento de doenças”, afirma.

O consumo excessivo de chocolate pode trazer sérios problemas, inclusive o agravamento de alguns tipos de câncer. O tipo de chocolate mais prejudicial à saúde é o branco, por causa da quantidade elevada de gordura em sua composição.

Quantas barras de chocolate uma pessoa pode comer por dia? Não há consenso por parte de especialistas sobre a quantidade saudável de consumo diário. No entanto, comer entre 30 e 40 g de barras de chocolate por dia é uma maneira de consumir o doce moderadamente.

Um bombom ou uma barra inteira? O que determina se o chocolate faz bem ou mal para o plano alimentar é a dose. A quantidade recomendada por dia é de no máximo 30 gramas, o equivalente a um bombom ou uma barrinha. Nutricionistas ainda dão a opção de consumir 500 calorias dessa guloseima semanalmente.

Em qual quantidade posso comer sem culpa? Segundo a nutricionista, não existe um consenso sobre a quantidade diária recomendada de chocolate. “Comer entre 30 g e 40 g por dia pode ser considerável saudável. Isso é equivalente a uma barra pequena ou a quatro quadradinhos”.

O chocolate amargo possue maiores quantidades de cacau e, por isso, mais benefícios. Ou seja, o ideal é não ultrapassar 30 g por dia, que é o equivalente a dois bombons ou uma barrinha pequena.

Acrescentar essa delícia no seu cardápio pode, sim, melhorar o seu desempenho durante a atividade física. Adicionar um pouco de chocolate amargo na dieta todos os dias pode melhorar a sua performance no esporte e aumentar a resistência.

“Ou seja, o chocolate quando consumido em doses moderadas, longe do horário de dormir, pode ajudar no bom humor, estresse e qualidade do sono. Mas se consumido em excesso e perto da hora de dormir, pode prejudicar uma boa noite de sono”, explica a doutora Dra. Lissa Horiguchi, nutróloga, e médica parceira do The Men's.

“Claro, depende do metabolismo de cada pessoa, mas se a ingestão de chocolate for feita de forma exagerada, o risco de engordar fica entre dois e quatro quilos em uma semana”, afirma. Os grandes culpados por essas calorias a mais são os açúcares e as gorduras, presentes principalmente nos tipos ao leite e branco.

Assim como a ressaca, depois de uma overdose de chocolate é preciso tomar muitos líquidos. Prefira água e sucos. – Segure o carboidrato. Dê um tempo nos pães, biscoitos, macarrão.

Algumas delas são:

  • O chocolate proporciona uma grande sensação de bem-estar.
  • O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial.
  • Seu alto poder hidratante torna-o queridinho também no setor estético.
  • Contribui para a saúde cerebral, reduzindo danos de acidente vascular cerebral.
  • Reduz o estresse e alivia dores.

O melhor é escolher uma sobremesas à base de fruta, como banana sem açúcar, ou com baixo teor de açúcar. Há ainda o chocolate meio amargo, com pelo menos 60% de cacau — aconselha Haline. A nutricionista indica também ingerir esses docinhos logo depois da refeição.

Especialistas indicam consumir a guloseima depois do almoço e também listam as melhores opções para incluir no cardápio. Infelizmente, a hora ideal para devorar um chocolate não é quando bate aquela vontade incontrolável.

A quantidade ideal para o consumo de chocolate diariamente é de 30 gramas, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas, segundo informações da nutricionista de Ribeirão Preto (SP) Suzi Bianco.

Informação Nutricional Porção de 21,5g (1 Bombom) Quantidade por porção %VD* Valor Calórico 113 Kcal 6 Carboidratos 13g 4 Açúcares 10g ** Proteínas 1,3g 2 Gorduras Totais 6,2g 11 Gorduras Saturadas 3,2g 15 Gorduras Trans 0g ** Fibra Alimentar 0g 0 Sódio 36mg 2 (*) Valores Diários de Referência com base em uma dieta de ...

Por exemplo: você até pode comer um bombom Sonho de Valsa por dia desde que, nas outras refeições, fique longe dele e de qualquer outro alimento calórico desta pirâmide.

O que caracteriza um quadro de compulsão por chocolate?

  1. Comer grandes quantidades em pouco tempo.
  2. Perda de controle.
  3. Comer sem vontade.
  4. Geralmente, acontece quando a pessoa está sozinha.
  5. Após o ato, os pacientes costumam relatar sensação de constrangimento ou culpa.