O que acontece se comer só 1 vez ao dia?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

A primeira consequência de se alimentar uma única vez por dia, segundo a nutricionista, é o sentimento de fraqueza que, a longo prazo, pode desacelerar o metabolismo. “Alguns pacientes não se adaptam a esse tipo de estratégia e podem apresentar episódios de hipoglicemia, desmaios, enjoo e falta de forças.

O emagrecimento
Ao fazer uma única refeição diária a pessoa realmente perde peso. Isso porque geralmente a quantidade de calorias consumidas diariamente vai ser muito menor do que o normal.

O período de jejum pode variar de 10 a 24 horas, podendo ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. A definição desses parâmetros depende da adaptação e do histórico de saúde de cada paciente.

Somente talvez apenas porque no corpo não dá para se fiar. Alguns estudos concluíram que com o jejum intermitente perde-se de 5% a 8% do peso corporal em um período entre 12 e 24 semanas, mas também pode acontecer que nem se chegue perto desse objetivo.

No entanto, é importante ter em mente que a perda de peso rápida nem sempre é sustentável a longo prazo. Emagrecer 10kg em 7 dias é possível, mas não é a forma mais saudável de perder peso. O ideal é buscar uma alimentação equilibrada e atividades físicas regulares, para emagrecer de forma gradual e sustentável.

O jejum intermitente é uma estratégia para emagrecimento em que a ideia é não ingerir alimentos por mais de oito horas. Desse modo, ficar sem jantar poderia ser parte desse protocolo: como o corpo fica sem a energia vinda das refeições, ele se autorregula e acaba queimando mais gordura para manter seu funcionamento.

Ao perceber um emagrecimento rápido e involuntário, pode ser importante consultar um médico clínico geral, para realizar uma avaliação preventiva, com objetivo de identificar a causa da perda de peso e se antecipar a progressões de possíveis doenças.

A privação pode gerar compulsão futuramente. Ou seja, se proibir de jantar com a intenção de emagrecer pode, a longo prazo, causar o aumento do apetite e provocar a recuperação do peso perdido.

É seguro fazer apenas uma refeição por dia? Fazer apenas uma refeição por dia pode ser seguro, assim como pode não ser. Tudo depende da forma com que essa dieta é incorporada. De acordo com Higor Vieira, médico pós-graduado em Nutrologia, fazer a OMAD por conta própria torna a prática perigosa.

A ansiedade, assim como a irritabilidade, também são sinais de que você não está comendo o suficiente. Isso porque, ao ingerir menos alimentos, você acaba desencadeando uma deficiência de nutrientes e calorias. Essa deficiência irá interferir na produção de substâncias do seu cérebro.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Como fazer a dieta OMAD
A única refeição deve ser feita no mesmo período todos os dias. É possível beber água durante o jejum de 23 horas, assim como café e chá sem açúcar ou adoçante. Você também deve consumir a única refeição em uma quantidade comum, não em uma porção maior do que a de costume.

No caso de nunca se ter feito jejum, normalmente é recomendado fazer jejum intermitente 1 vez por semana e por um período máximo de 16 horas. O período de jejum pode ser aumentado de forma gradual, ou seja, pode-se começar fazendo 12 horas e, à medida que vai havendo adaptação, aumentar as horas de jejum.

12 horas

Ao atingir 12 horas de jejum, o fígado já não tem essa capacidade de produzir glicose. É aí que o corpo começa a queimar a gordura como fonte de energia. Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.