O que acontece se comer jaca e beber água?

Perguntado por: evidal5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Muitas crenças populares podem afetar o consumo da jaca. Embora parte da população acredite que não se pode beber água após comer a fruta. Ou que o seu consumo durante a menstruação possa fazer mal, não há nenhum estudo com embasamento científico que comprove essas associações.

1 – Evite dormir depois de comer
“Isso pode trazer problemas para a digestão se a pessoa for dormir logo depois de comer.

E então, será que faz mal comer jaca à noite? Uma coisa já podemos adiantar: se você comer quantidades muito elevadas de jaca à noite – ou em qualquer outro período do dia – corre grandes riscos de passar mal sim. Isso porque tudo o que é consumido exageradamente pode fazer mal ao organismo.

Enquanto não há estudo com humanos nesse assunto, o melhor é evitar misturar essas frutas com bebida alcoólica, mas que as demais frutas estão liberadas.

O ideal é que você espace a ingestão de água em, no mínimo, 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. E, para diminuir a necessidade de beber líquido ao comer, é importante adotar o hábito de se hidratar durante todo o dia, já que a hora das refeições é o pior momento para matar a sede.

Benefícios da jaca para seu organismo
Combate a pressão alta: por ser rica em potássio, a jaca ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, como o derrame ou o ataque cardíaco, além de diminuir os níveis da pressão arterial. Seu consumo regular também auxilia na queda dos níveis de sódio no sangue.

Além da pele, a vitamina A presente na Jaca é ótima para cuidar da saúde dos cabelos, uma vez que ela ajuda a hidratar os fios e a reforçar o brilho do cabelo. A mesma vitamina contribui para prevenir a visão de problemas degenerativos, como a Catarata, ou infecções nas córneas.

Além disso, em quantidades moderadas, a jaca não engorda. Há essa impressão por ela ser muito carnuda e doce, mas 100 g da fruta, equivalente a cinco ou seis gomos, têm apenas 94 calorias.

A semente de jaca pode ser fermentada, cozida ou torrada em forno ou assada à brasa e além de ser nutritiva, é saborosa. A farinha da semente de jaca possui alto teor de proteína (12%).

Ambas as frutas têm nutrientes muito semelhantes. São ricas em fibras e também em vitaminas A, C e E. Ajudam no funcionamento intestinal e no controle do colesterol. A digestão é feita em apenas 40 minutos.

A jaca também pode ser prejudicial se você a comer com leite ou bebidas carbonatadas. Pode causar problemas de digestão e pele. Você deve evitar beber água após o consumo de jaca, pois pode causar diarreia.

A jaca dura costuma ser maior e tem sabor suave; a mole é mais doce e aromática. Seu aroma exuberante é inescapável e serve de alerta na hora de comprar: quando o cheiro está muito forte, ela já está madura demais. Curiosamente, a polpa é suave – lembra uma mistura de abacaxi e banana.

A semente ou caroço da jaca é delicioso e para consumir, basta cozinhar. Depois de cozida na água com sal ou no vapor, ela pode ser consumida com sal, ou assada com novos temperos, salteada, braseada e até com açúcar!

Comer algo doce entre cada copo de bebida alcoólica
Uma outra possibilidade é comer um pedaço de doce, como 1 quadradinho de chocolate meio amargo, porque o consumo de açúcar diminui a absorção do álcool pelo organismo, fazendo com que o indivíduo não fique bêbado, nem de ressaca no dia seguinte.

Beba água antes, durante e depois dos drinques.
Tente beber um copo de água antes de cada drinque — depois, passe a tomar um copo de água entre eles. Tome a água lentamente para aumentar o tempo de espera entre os drinques alcoólicos.

Seja no café da manhã, no almoço, no lanchinho da tarde ou no jantar, as receitas com jaca são uma alternativa nutritiva e muito saborosa para as suas refeições. Confira algumas propostas para testar em casa e deixe que essa fruta conquiste o seu paladar! Índice do conteúdo: Lanchinhos com jaca.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Beber água antes de dormir acelera o metabolismo, melhora o sono, repõe nutrientes e minerais e contribui para homeostase corpórea. Porém, não é aconselhável uma ingestão grande antes de dormir, pois pode gerar a necessidade acordar durante a noite para urinar.

Beber água em jejum ajuda a aumentar a produção de novas células de músculos e do sangue. Assim, a água potável nutre as células e expulsa toxinas indesejadas do corpo. Outro elemento importante é que beber água antes da primeira refeição do dia vai auxiliar no equilíbrio do sistema linfático do corpo.