O que acontece se comer farinha de trigo vencida?

Perguntado por: iguimaraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Ingerir farinha de trigo vencida pode não necessariamente fazer mal, mas com certeza é desaconselhável, pois o produto já ultrapassou o limite de tempo recomendado pelos órgãos do governo e pelo próprio fabricante.

O prazo de validade da farinha integral é de três meses. Após, a deterioração das gorduras encontradas nos cereais de inverno resulta em rancidez, causando o gosto desagradável dos alimentos à base de grãos integrais.

Quando tempo dura o ciclo do trigo
O ciclo de produção do trigo pode durar, em média, de 100 a 170 dias.

Alimentos que estão com a data de validade vencida não devem ser consumidos, mesmo que apresentem um bom aspecto visual. Além de estarem mais propensos à ação de fungos e bactérias, substâncias dos próprios alimentos começam a se modificar, depois deste período, podendo causar intoxicações.

Pode usar a farinha de trigo com bichinho? A resposta para essa pergunta é, sim! Pode comer a farinha se estiver com caruncho, pois esses bichinhos não oferece riscos a saúde.

Alguns dos alimentos que podem ser consumidos fora do prazo sem colocar em risco a saúde são massas secas e arroz, farinha, sal, açúcar, especiarias, água e legumes congelados, por exemplo.

Transfira a farinha para um recipiente hermético. Deixe guardada na geladeira por até seis meses, ou no freezer por até um ano.

No refinamento da farinha, mais de 80% de sua forragem é eliminada. São justamente essas fibras que são necessárias para uma boa digestão, por isso o consumo da farinha branca pode acarretar em náuseas, flatulências e diarreia. Quem sofre com problemas de constipação deve especialmente evitar esse tipo de alimento.

A farinha de trigo pode ficar tanto na temperatura ambiente quanto na geladeira. Se você resolver deixar em temperatura ambiente coloque o pacote fechado dentro de recipiente hermético, que fique bem vedado, em local fresco, escuro e seco. Armazenando assim ela irá durar até um ano sem perder suas propriedades.

Maionese, peixe, frango, leite, carne e pão de forma são exemplos que não devem ter consumo após a data de validade.

Para uma farinha ser considerada forte, ela precisa possuir de 10,5% a 12% de proteína. E, para compensar as perdas nutricionais ocasionadas pela retirada do gérmen dos grãos do trigo, essa farinha pode ser enriquecida com tiamina, riboflavina, niacina e ferro, sendo chamada, por isso, de farinha forte especial.

Já a outra é a Farinha com Fermento. Muito prática, pois já vem com a quantidade ideal de fermento. Com ela, você faz bolos, tortas, e panquecas, por exemplo. Mas tem um detalhe que mostra a diferença entre as duas: a Farinha Tradicional tem a embalagem azulzinha e Farinha com Fermento tem a embalagem laranjinha.

Farinhas: apesar de não serem consideradas perecíveis, as farinhas de trigo, mandioca e arroz também são delicadas e precisam ser conservadas entre seis e doze meses, dependendo da forma de armazenamento.

Não deve ser molhado no manuseio, transporte e armazenagem. Depois de aberta a embalagem, manter o produto em um recipiente bem fechado e consumir, preferencialmente, em 30 dias. Embalagem: plástica.

Armazenar em sacos com absorvedores de oxigênio (exceto para sal e açúcar) e mantê-los em um local fresco e seco, longe da luz direta do sol, ajudará drasticamente a manter esses alimentos durando muito tempo.

Nesse momento, também há em 4.0 o “emborrachamento”, onde a bainha foliar é engrossada finalizando o período vegetativo. Durante esse processo a planta está bastante vulnerável a estresses hídricos ou térmicos que possam ocorrer no ambiente.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.