O que acontece se comer cogumelo estragado?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 8 votos

Os sintomas costumam ocorrer cerca de 1 a 3 horas após a ingestão com quadro agudo de vômitos e diarreia. Os pacientes podem apresentar dor abdominal em cólica, calafrios, cefaleia e mialgias. A diarreia, geralmente, é aquosa, mas pode ser sanguinolenta com leucócitos fecais presentes.

O maior indicativo de um cogumelo estragado é o cheiro. O shimeji libera um odor forte que lembra amönia, já os cogumelos paris e portobello tem um odor que lembra à peixe podre. A textura também fica bem comprometida, e geralmente perdem água (vocë percebe agua acumulada na bandeja) e eles escurecem.

Assim como outros alimentos, a ingestão de cogumelos estragados (shimeji embolorado e todos os outros tipos) pode causar intoxicações alimentares.

Os cogumelos atuam no Sistema Nervoso Central e geralmente causam náuseas, dilatação das pupilas, aumento do pulso, da pressão sanguínea e da temperatura, alucinações visuais e auditivas, atuando de forma bem parecida com o LSD.

Intoxicações pela muscarina são caracterizadas por um aumento da salivação, transpiração e aumento na produção de lágrimas, cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão de cogumelos. Com amplas doses, estes sintomas podem ser seguidos de dor abdominal, náuseas severas, diarréia, visão turva e dificuldade respiratória.

Infelizmente, não existe um remédio para a intoxicação. Ou seja: é necessário aliviar os sintomas e esperar. Comer alimentos leves e beber bastante água é essencial para evitar o ciclo da doença. O maior perigo da intoxicação é a desidratação, por isso, água, água de coco, soros e frutas são recomendados à vontade.

A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

No caso de intoxicações bacterianas, o ideal a se seguir é tratar com uma alimentação balanceada e muito líquido. Se os sintomas persistirem por mais de três dias, é indicado procurar um médico e realizar o tratamento com antibióticos.

Cogumelos de mercado frescos devem ser mantidos em geladeira, eles tem duração de sete dias, mas sua durabilidade pode ser aumentada se fizer pequenos furos no plastico da embalagem para que os cogumelos possam respirar.

Lâminas brancas, anel e volva. As lâminas, o anel e a volva são três elementos facilmente reconhecíveis que costumam aparecer em muitos tipos de cogumelos venenosos, especialmente os da família das ametistas, alguns dos quais são muito tóxicos.

Extremamente porosos, os cogumelos absorvem a água rapidamente, o que pode alterar a textura e o sabor. "Lavá-los é um pecado", adverte a chef Silvia Percussi. "Se estiver muito sujo, passe na água rapidamente e enxugue com papel." O melhor mesmo, diz o professor Robert Falck, é passar uma escovinha bem limpa e seca.

Psilocybe Cubensis

Cogumelos alucinógenos mais comuns
Como mencionamos no tópico anterior, existem três espécies de cogumelos alucinógenos que são mais comuns e encontrados no Brasil: Psilocybe Cubensis; Pluteus e Paneoulus.

O maior indicativo de um cogumelo estragado é o cheiro. O shimeji libera um odor forte que lembra amönia, já os cogumelos paris e portobello tem um odor que lembra à peixe podre.

Os cogumelos secos precisam ser comprados inteiros, dentro do prazo de validade, com a embalagem bem fechada. Verifique se os cogumelos secos soltam pó ou esfarelam, nesse caso estão velhos.

A psilocina atua sobre os receptores do cérebro, induzindo efeitos psicodélicos. Ela ativa os receptores de serotonina principalmente no córtex pré-frontal. Essa parte do cérebro afeta o humor, a cognição e a percepção.

O princípio ativo dos principais cogumelos alucinógenos, também chamados de mágicos, é a psilocibina. No organismo, esse composto liga-se a receptores de serotonina, substância responsável por liberar alguns hormônios e controlar o sono, a temperatura, o apetite e o humor.

O gênero Amanita contém várias espécies potencialmente venenosas para humanos. A Amanita muscaria é um alucinógeno considerado venenoso. Outras espécies, como Amanita verna e Amanita virosa, representam cerca de 90% dos casos fatais de envenenamentos por cogumelos.