O que acontece se comer caruncho?

Perguntado por: ichaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Por incrível que pareça, a ingestão de carunchos não faz mal à saúde. Eles são considerados pragas porque danificam alimentos, mas não causam doenças nem intoxicação a seres humanos. Portanto, se você os encontrar em alguma comida, não precisa jogar tudo fora.

Comer alimentos contaminados por carunchos vivos pode fazer mal. Faça a limpeza assim que puder. É melhor jogar a comida contaminada fora do que guardá-la. Se você usar farinha contaminada para assar alimentos, não há problema em consumi-los, já que os insetos morrerão.

A boa notícia é que traças e carunchos não transmitem doenças ao ser humano - ao contrário, por exemplo, das baratas e moscas.

Para resolver o problema, comece enchendo um balde com água, coloque uma ou duas xícaras de vinagre e, depois, deixe a roupa de molho nessa solução por cerca de uma hora. Para finalizar, esfregue o tecido com um pouco de detergente - em especial, a região da mancha - e lave a roupa normalmente.

Segundo o pesquisador Ivan Martins, as larvas nascem e crescem dentro dos grãos e assim como adultos recém emergedidos e que não tiveram contato fora, não costumam causar problemas. Mas os insetos que vem de fora e que podem ter tido contato com contaminantes, podem carregar em suas pernas fungos e bactérias.

Carunchos são pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinhas, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

Use um repelente natural
Um jeito prático, eficiente e econômico de repelir os carunchos da sua cozinha é colocando um pequeno recipiente com borra de café em um cantinho qualquer do armário. A borra funciona como inseticida natural, configurando-se como uma boa solução para eliminar esses invasores.

As espécies mais conhecidas desse besouro, também conhecido como gorgulho, são o caruncho do arroz (Sitophilus oryzae), caruncho do milho (Sitophilus zeamais), caruncho do feijão (Acanthoscelides obtectus).

Os alimentos não perecíveis como o arroz, farinha, macarrão e feijão, geralmente são guardados em despensas e armários. Quando mal conservados, esses alimentos acabam sendo infestados por insetos como formigas, traças e carunchos que encontram um ambiente muito favorável para buscar seus alimentos, e se reproduzirem.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

São insetos pequenos, sendo que a fêmea é maior que o macho. A larva é do tipo curculioniforme, passando diretamente do ovo para o interior da semente e, todo o desenvolvimento se dá nas galerias e câmar pupal construída pela larva. Antes de empupar, a larva abre um orifício de saída para o adulto.

Precisa lavar o arroz? Quem lava o arroz antes de cozinhá-lo diz que esse processo retira as impurezas e o “pó branco” que se acumulam no alimento. Mas a verdade é que o hábito não é necessário, e até não recomendado por alguns especialistas.

É importante que seja feita a limpeza dos grãos em caso de uma leve infestação, mas se houver uma contaminação maior e que haja larvas e ovos do inseto, neste caso é necessário fazer o descarte do grão pois não é indicado para consumo.

Os carunchos, também chamados de gorgulhos, são pequenos besouros que costumam colocar os ovos diretamente no alimento e para isso acabam perfurando as embalagens, podendo também infestar uma ampla gama de produtos.

Molho com sabão de lavar roupas

  1. Em uma bacia, misture água e sabão para lavar roupas.
  2. Faça bastante espuma e mergulhe as roupas danificadas.
  3. Deixe na solução por pelo menos 30 minutos.
  4. Depois, esfregue suavemente as partes afetadas.
  5. Em seguida, leve para lavagem tradicional na máquina de lavar.

O vinagre pode ser usado puro ou diluído em água numa proporção de 1:1 (uma parte de vinagre e uma igual de água). Ele mata os cupins e previne a chegada de outros para recolonizar o local. Uma dica é fazer aplicações repetidas.

HABITAT: O caruncho é encontrado tanto na lavoura quanto nos depósitos de grãos armazenados (infestação cruzada). IMPACTO: Um inseto pode colocar até 282 ovos. Cada larva do ovo eclodido nutre-se do grão em que se encontra até se tornar adulto, sendo o total de desenvolvimento de 34 dias.

Estes carunchos possuem metamorfose completa (ovo, larva, pupa e adulto) e costumam demorar em torno de um mês para completar seu ciclo de vida. Tanto as fêmeas quanto os machos vivem em torno de 140 dias.