O que acontece se colocar ovo estragado no bolo?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

O motivo é simples. Se o ovo estiver estragado, pode sentar e chorar pois nada mais poderá ser feito: você perderá a receita e terá de começar tudo outra vez. A dica é: sempre quebre os ovos um a um em uma vasilha separada e só depois junte ao restante dos ingredientes.

1%

Qual a chance de pegar salmonella no ovo? A infecção por salmonella, contaminam 1% dos ovos de galinha. Sendo provável o contágio por pratos que passam horas sem refrigeração, como maioneses, quindim, vitaminas e ovos crus com a gema mole.

Se a gema estiver muito plana e quebrar com facilidade, por sua vez, também significa que o ovo está um pouco velho. Mas lembre-se: caso o alimento não esteja estragado, com um cheiro de enxofre, ele pode sim ser consumido, mesmo não estando tão fresco.

Os perigos do consumo de um ovo estragado são muitos, principalmente a chance de contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo e que, se consumida, pode causar sintomas de mal-estar, como vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios.

10 dias

E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema.

A salmonelose é uma infecção alimentar causada pela bactéria Salmonela sp. Os sintomas comuns da doença incluem dores abdominais, diarreia, calafrios, náusea e vômito. A Salmonela, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, é uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde.

As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 5°C e 46°C e têm uma temperatura ótima de crescimento em torno de 38°C, são extremamente resistentes ao Page 2 2 resfriamento e congelamentomas, no entanto, são destruídas quando submetidas a um tratamento térmico acimade 70°C, temperaturas obtidas ...

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

A salmonela vive nos intestinos das aves e a contaminação, em geral, ocorre na postura do ovo, por rachaduras na casca. Aí seria só descartar os ovos rachados e lavar os outros.

No preparo do alimento, há quem ame comer ovo com a gema mole, mas será que essa prática causa riscos à saúde? De acordo com a nutricionista e personal chef Luana Rocha, sim. Isso acontece pois o ovo possui a salmonella, bactéria que causa intoxicação alimentar e pode causar morte.

Conheça mais sobre a intoxicação alimentar.
...
4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.

Quem tem dor no estômago ou gastrite ulcera pode comer ovo cozido? É importante observar a tolerância individual, mas à princípio, o ovo cozido, sem gordura, não deve causar problemas.

Pessoas que não devem comer ovo à noite
Pessoas que possuem alergia ao ovo. Pessoas com diagnóstico de refluxo ou outro problema que atinge o estômago. Mas, nesse caso, a restrição é apenas para os ovos fritos, uma vez que as proteínas do ovo cozido podem ajudar a melhorar os sintomas desses problemas.

A indicação é tomar muito líquido e procurar tratamento médico se tiver mais que três evacuações por dia, diarreia com sangue, dor abdominal intensa, febre, calafrio e taquicardia. Suco de fruta natural, chá, água de coco e isotônico são as melhores formas de se hidratar.

Apesar da margem de segurança dos prazos de validade, os riscos de ingerir alimentos fora da validade estão intimamente ligados à saúde, uma vez que a ingestão desses alimentos pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarréia, infecção alimentar, ...