O que acontece se colocar muito NPK?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Na aplicação, o adubo deve ser depositado afastado das raízes e caule das plantas. E as quantidades devem ser rigorosamente respeitadas. A superdosagem do NPK pode matar a planta de um dia para o outro então muito cuidado na aplicação. Na dúvida, aplique sempre uma dose inferior à recomendada no rótulo.

O desequilíbrio nutricional no solo pode promover dificuldades para as plantas na absorção de nutrientes. Em outras palavras, o excesso de um nutriente no solo pode promover a redução na absorção de outros, ocorrendo um fenômeno conhecido como antagonismo.

O excesso de nitrogênio nos vegetais
Por estar diretamente relacionado à síntese de proteínas e ao crescimento, as plantas apresentam crescimento anormal, com acúmulo de massa verde e provável estiolamento. De um lado, crescimento vegetativo acelerado e anormal, do outro, desenvolvimento reprodutivo lento e minimizado.

Recuperação de plantas intoxicadas
Uma dessas alternativas que estão sendo utilizadas é a pulverização foliar após intoxicação pelo herbicida utilizando sacarose, em razão dos benefícios que vem apresentando para as plantas.

Os adubos orgânicos são liberados lentamente, demoram cerca de quinze dias para degradar e ficarem em condições de serem assimilados pelas plantas, mas em compensação, têm uma ação prolongada.

Os principais sintomas de deficiência de nitrogênio nas plantas são:

  • Clorose geral nas folhas mais velhas.
  • Crescimento atrofiado, folhas pequenas, ramificação reduzida e floração precoce.
  • Muitas vezes ocorre acúmulo de antocianina (coloração púrpura) em folhas e caule.

Como identificar um Overfert?

  1. Folhas murchas, secas e enrugadas;
  2. Tom de verde muito escuro;
  3. Tecido “crepping” ou aparência semelhante a um papel crepom;
  4. Folhas curvadas para baixo, também conhecida como garra de gaivota.

A matéria vegetal e a matéria animal proporcionam o melhor tipo de adubo para o crescimento microbiano de longo prazo, mantendo o solo poroso e rico em nutrientes.

Uma das funções mais conhecidas é sua participação na translocação de açúcares e ácidos orgânicos para outros órgãos da planta, conferindo o amadurecimento e a acidez em frutíferas, bem como o enchimento de grãos.

Difusão. Uma vez que os nutrientes que estão próximos às raízes das plantas são sugados por elas no processo de fluxo de massa, os nutrientes que estava mais distantes acabam ocupando o espaço próximo às raízes. Esse processo de se aproximarem é conhecido por Difusão.

Tratar do problema de excesso de nitrogénio

  1. Diluir a solução com água fresca, certificando-se de calibrar o seu pH depois.
  2. Mude completamente o seu reservatório de nutrientes com água doce e nutrientes.

O excesso de nitrogênio é um desequilíbrio que comumente ocorre em vinhedos sob solos com alto teor de matéria orgânica e/ou com uso abusivo da adubação nitrogenada.

Excesso de adubação
Quando fertilizamos nossas plantas, caso ocorram excessos, as folhas começam a queimar nas pontas, secar e posteriormente cair. Em casos assim, o melhor a se fazer é diminuir a frequência de adubações e/ou diminuir a dosagem do adubo na próxima vez que for aplicar.

Modo de uso: Diluir 5mL (1 tampa) de Sempre Verde em 1 litro de água. Aplique no solo 50mL da solução em vasos pequenos. Aumente e diminua a quantidade de acordo com o tamanho dos vasos. Frequência de adubação: na primavera/verão a cada 15 dias e outono inverno a cada 30 dias.

Quando as chuvas são muito abundantes, o problema maior é a perda por lixiviação, especialmente de nitrogênio (qualquer adubo nitrogenado) e, algumas vezes, de potássio. Por isso, devemos parcelar as adubações, visando maior aproveito pela planta e menor perda por lixiviação.

Em caso de adubo orgânico, trate a terra de 6 em 6 meses; e se for adubo químico, o intervalo passa a ser de cerca de 3 meses. “A validade do substrato é de 2 anos.

Coloque o adubo afastado das raízes e do caule. Em plantas de vasos, o ideal é aplicar o NPK nas laterais e depois regar. Em uma árvore, o NPK pode ser depositado em pequenos buracos cavados próximos às raízes.

Folhagens (3 a 4 meses)
Aposte no adubo NPK 10-10-10, que pode ser diluído na água usada para as regas, a chamada fertirrigação. Outra opção são os adubos orgânicos de origem animal, como esterco de aves. Para fazer a adubação radicular, coloque a mistura na base dos caules da planta e regue.

Os sintomas visuais frequentes da deficiência de nutrientes nas plantas compreendem má formação, descoloração, pontilhamento, enrugamento e até necrose. Quando um exame visual não é viável, o monitoramento por satélite é outra maneira conveniente de diagnósticos preliminares de deficiência de nutrientes nas plantas.

Nitrogênio: A exigência do elemento é maior nos primeiros estádios de crescimento. Em sua falta ou insuficiência, o crescimento da planta é retardado e as folhas mais velhas tornam-se verde-amareladas (Figura 1). Se a falta do nutriente for prolongada, toda a planta apresentará esses sintomas.