O que acontece se colocar memória RAM de frequência diferente?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

Não é possível trabalhar com uma frequência maior do que a suportada pela placa mãe e pelo outro pente de memória. Em ambos os casos de memória RAM com frequência diferente, a máquina vai nivelar pela menor frequência, o que leva a uma redução do desempenho.

Para saber se a sua placa-mãe é compatível com a memória de computador ou notebook que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportadas.

Abra o menu “Iniciar” do Windows e digite na barra de pesquisa “cmd” Em seguida, digite ou cole o comando “wmic memorychip get speed” e aperte em “enter” Assim, você terá a frequência compatível com o seu modelo de notebook. Neste caso, a frequência da memória RAM é de 1333 mHz.

Problemas com memória RAM podem ter as mais diversas causas. De instalação incorreta, passando por incompatibilidade com o computador até erros de configuração, as falhas resultam em lentidão, travamentos ou mesmo o não funcionamento do PC. Ou seja: muita dor de cabeça.

O processo para saber a frequência da memória RAM é relativamente simples e qualquer pessoa pode fazer, mesmo com o conhecimento básico em informática. No prompt de comando, digite o comando “wmic memorychip get speed” e pressione Enter. E pronto!

Você se pergunta se isso é possível. Infelizmente, isso não pode ser feito. O slot da memória do DDR3 e DDR4 não são compatíveis. Primeiro de tudo, um módulo DDR3 para notebook não pode caber fisicamente em um slot DDR4 para notebook e vice-versa.

Capacidade: medida em gigabytes (GB), indica quantos arquivos temporários ele pode armazenar simultaneamente; Clock de memória ou frequência: medido em megahertz (MHz), indica a velocidade na qual a memória RAM trabalha nos arquivos temporários; DDR: acompanhado de um número, indica a geração da placa de memória RAM.

Posso usar Memórias RAM DDR3 e DDR4 juntas no mesmo computador? Não, as Memórias RAM DDR3 e DDR4 não são compatíveis entre si e não podem ser utilizadas juntas no mesmo computador. Além disso, as placas-mãe geralmente suportam apenas um dos dois tipos.

A solução para este problema é trocar o modelo da memória por uma compatível com a do PC. Não por acaso é comum encontrar à venda kits de RAM idênticas, que elimina a possibilidade de erro e permite usar o Dual Channel.

Aperte a tecla Windows + R para abrir o “Executar”; Digite “msinfo32” (sem aspas) e pressione “Enter”; Uma nova janela será aberta mostrando as informações do sistema.

O que essa memória RAM DDR4 tem de bom?

  • Frequência de 3200Hz é adequada para quem busca alto desempenho.
  • Possibilidade de overclocking de até 4600MHz.
  • Dissipador de calor com design exclusivo.

Como ativar o XMP na BIOS:
a) Reinicie o seu computador e pressione a tecla apropriada (geralmente Del, F2, F10 ou F12) para acessar a BIOS. b) Navegue até a seção relacionada à memória ou overclocking. Isso pode ser chamado de "OC Tweaker", "Advanced Memory Settings" ou algo semelhante.

A frequência, um dos principais pontos a serem observados, sempre vem indicada no pente da memória RAM, normalmente em uma 'etiqueta' que também tem o logo do fabricante. Além disso, existem softwares que 'lêem' seu computador para saber qual a placa-mãe e a memória RAM.

Como aumentar a memória do PC

  • Adquira um SSD.
  • Aloque um HD extra.
  • Limpar o cache.
  • Excluir arquivos duplicados.
  • Formatar o computador.

Sua função, basicamente, é guardar dados em uso pelo sistema, permitindo rápido acesso a essas informações sempre que necessário. Designada como volátil, essa memória apenas retém informações enquanto há energia circulando. Se você desligar o computador, tudo que não está salvo em disco acaba eliminado da RAM.

Além da velocidade de operação, o modelo da memória costuma trazer também uma sigla, como “CL16” ou “CAS17”. O CL ou CAS (Column Acces Strobe) indica a latência (ou timing) da RAM, um valor que nos diz quantos ciclos a memória demora para responder quando uma informação é solicitada.

Não é possível combinar e corresponder a memória de acesso aleatório dinâmica síncrona, a DDR, DDR2, DDR3, DDR4 ou DDR5 na mesma placa-mãe pois elas não vão funcionar.