O que acontece se colocar água oxigenada nos dentes?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

O clareamento dental com peróxido de hidrogênio limpa as manchas que ocorrem de dentro para fora, ao contrário dos cremes dentais que utilizam sílica com alto poder de limpeza, que removem apenas manchas superficiais da camada externa dos dentes.

Uma alternativa ao enxaguante é fazer uma pasta com água oxigenada e bicarbonato de sódio. Depois de pronta, aplique-a no dente dolorido, deixe agir por um tempo e depois enxágue com água, mas sem engolir.

Entre os métodos de clareamento mais utilizados nas clínicas odontológicas, estão o clareamento a laser e o gel clareador, ambos apresentam resultados mais rápidos e eficazes. Ambos são considerados os melhores métodos de clareamento dental, pois, não prejudicam os dentes e são indolores.

Clareamento no consultório: A técnica utiliza um peróxido com concentrações mais elevadas, isolando tecidos moles (gengiva e mucosa oral) para evitar irritações e queimaduras, por períodos de 30-45 minutos. São necessárias de 2 a 4 sessões com intervalos médios de uma semana.

O que a água oxigenada faz na inflamação? Quando aplicada em um machucado, essa substância elimina microorganismo ruins através da oxidação.

Bicarbonato de sódio e pasta de dente: coloque a pasta de dente na escova e mergulhe no bicarbonato de sódio. Escove durante 2 minutos e depois bocheche com água. Repita o procedimento 3 vezes por semana.

Casca de banana
A casca da banana contém ácidos naturais que ajudam a clarear os dentes, além de conter diversos nutrientes. A técnica é a mesma usada com cascas de laranja: esfregue a parte interna da casca de banana nos dentes por alguns minutos. Depois é só escovar os dentes mais uma vez.

A água oxigenada - peróxido de hidrogênio - reage quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava "sobrando". É essa liberação que faz o líquido borbulhar - restando, então, apenas, água comum.

Aliviar completamente a dor de dente em apenas cinco minutos é um desafio praticamente impossível. Porém, existem algumas medidas que podem proporcionar algum alívio rápido, como a aplicação de gelo no local ou aplicação de cravo-da-índia no local dolorido.

Apesar das conhecidas propriedades antissépticas que esta solução possui, o que poderá ser benéfico no alívio da gengivite, o certo é que o bochecho com água oxigenada é desaconselhado.

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.

O Creme Dental Kin Branqueador é indicado para o cuidado dos dentes. O produto previne a formação de tártaro, cárie e placa bacteriana, protege dentes e gengivas, além de deixar os dentes mais brancos e promover a sensação de refrescância e bom hálito.

Tiras clareadoras. Também conhecidas como fitas clareadoras, essa tira aparece como opção de tirar amarelo do dente. Pode ser encontrada em farmácias, seu uso é diário e por um tempo determinado.

O tecido em sua boca - incluindo sua gengiva - é delicado e pode ser propenso a abrasões. O sal pode ser capaz de remover algumas partículas de alimentos nos dentes, mas também pode causar cortes doloridos na gengiva e nos tecidos moles no interior da boca, além de poder causar danos nas superfícies dos dentes.

O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário. Por isso, ele não é recomendado durante a sua higiene bucal diária e seu uso deve ser sempre acompanhado por um dentista.

Hoje em dia, é possível encontrar inúmeras dicas de como usar o bicarbonato para clarear os dentes, certo? No entanto, essa afirmação tão conhecida não é verdadeira. O produto, mesmo que misturado ao creme dental diário, não promove de forma efetiva o clareamento dentário.

A remoção completa do tártaro é realizada pelo dentista. A primeira fase da 'raspagem' remove os depósitos de placa bacteriana e tártaro. Muitas vezes a raspagem com ultrassom é usada primeiro para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados.

salmonela

O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela. aquelas em contato com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfetadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada, antes da lavagem normal.