O que acontece se chover no cimento fresco?

Perguntado por: afogaca5 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Evite despejar concreto durante a estação das chuvas O concreto fresco precisa de cerca de 12 horas para iniciar o processo de cura e qualquer chuva pode afetar isso. O vento também pode ter um impacto negativo no processo de cura. Com os devidos cuidados, a água da chuva pode produzir concreto de boa qualidade.

O prazo de cura total do cimento é de 28 dias. Não retire o escoramento antes deste prazo, e procure molhar a laje todos os dias para uma cura lenta e segura.

Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período.

Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período. Os horários normalmente indicados são por volta das 8h, 12h e 15h. Esse processo é muito comum em lajes de casas, por exemplo.

sete dias

A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.

Alguns pedreiros não gostam de executar pisos com clima úmido, pois a argamassa de rejunte fica um pouco comprometida, mas é uma atividade que pode ser executada. Assentamento de pisos e assentamento de revestimento de paredes também são atividades que podem ser realizadas.

Molha-se o saco de cimento encharcando-o bem, e posiciona-se o mesmo sobre a peça a ser curada. Se sobrar cimento em um saco aberto, deve-se transferi-lo para um saco plástico e fechar bem, de modo que não entre umidade. Desta forma, o cimento mantém suas propriedades por mais tempo sem perder resistência.

E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas. Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento. Vale ressaltar que a água, que é de suma importância na hidratação do cimento, pode evaporar por meio da ação do sol, do vento e da baixa umidade do ar.

A água é de extrema importância para que aconteça a reação química com o cimento, reação na qual irá fazer com que o concreto atinja sua resistência necessária. Porém a reação química produz calor, e juntamente com o sol, vento e até a baixa umidade do ar, faz com que a água existente na superfície evapore.

Para endurecer e ser usado em construções, esse cimento precisa receber água, formando Uma pasta. As reações químicas que provocam o endurecimento também liberam calor e, com isso, a pasta perde muita água para o ambiente. A perda é tão grande que chega a trincar.

O cimento deve ser armazenado em local bem protegido de chuva, sol, vento, umidade e de outros agentes nocivos à sua qualidade. Para o estoque do cimento, a pilha deve ser constituída de no máximo 10 sacos.

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

O uso de um aditivo acelerador adicionado a massa contribui para evitar o retardo da cura do concreto, pois ele age quimicamente, compensando o efeito causado pelo baixa temperatura. Associado ao uso do acelerador, os fabricantes devem adotar o uso de estufas durante o período de cura inicial do concreto.

Insumos como tijolos, cimento, concreto e areia não podem jamais pegar chuva. Molhar os tijolos pode comprometer sua estrutura, e também no caso do cimento, que ao molhar vai endurecer e pode ser inutilizado por completo caso aconteça.

Os valores de resistência encontrados nos ensaios atenderam aos padrões estabelecidos pela norma do cimento CP IV ABNT - NBR 5736 [1], uma vez que, a resistência mínima estabelecida deve ser de 10 MPa aos 3 dias; 20 MPa aos 7 dias; e 32 MPa aos 28 dias.

Deve-se esperar o período de 14 dias para a cura do contrapiso, somente após esse tempo o revestimento poderá ser instalado. Agora que você já sabe como fazer contrapiso, que tal planejar o acabamento? Pensando nisso, fizemos um artigo especial sobre os tipos de porcelanato que você não pode deixar de ler!

Para alcançar a consistência adequada, normalmente se adiciona mais água, e esta não reage com o cimento, mas evapora com o passar do tempo. Esta segunda etapa, conhecida como secagem, é semelhante ao fenômeno que ocorre com uma peça de roupa secando no varal.

28 dias

Importante considerar que o reboco deve ter cura de 28 dias para que possa receber o sistema de pintura. Vale ressaltar que, para os casos em que a parede já foi pintada sem o nivelamento, é preciso lixar a superfície antes de qualquer coisa.

72 horas

Respeite o tempo de secagem
Após o assentamento, é necessária uma janela de tempo de no mínimo 72 horas para que se possa andar sobre o piso ou aplicar o rejunte. Caso esse tempo de secagem não seja respeitado, o trabalho pode ser estragado, fazendo com que as peças se soltem ou trinquem.