O que acontece se carregar o celular na tomada 220?

Perguntado por: aperes6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

As tomadas de 220V não carregam o celular mais rapidamente, até porque a maioria dos aparelhos hoje são bivolts e se adaptam a qualquer uma das voltagens. "Tanto uma quanto outra vai fornecer a corrente necessária.

Por exemplo, carregadores de equipamentos eletrônicos e lâmpadas leds geralmente são bivolts. Ou seja, eles funcionam tanto em 110V quanto em 220V. Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V.

RESUMO: pode sim!

Com carregador compatível com esse tipo de voltagem, sim.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho. Se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.

Agora, se for ao contrário, e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência, porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

é possível sim mudar a tenção de tomadas 220 para 110 só precisa ficar a tento se a distribuição no padrão de entrada é bifásico fase fase e neutro.

Para saber se um carregador é bivolt, você deve verificar a informação no carregador de parede, que vai na tomada. Através dele é possível saber se o carregador é bivolt ou não. O cabo USB ou o dispositivo que está sendo carregado não interfere nessa questão da voltagem.

Voltagem de saída do carregador: se for muito baixa, carregará lentamente. Se for muito alta, pode danificar o aparelho. Na dúvida, um carregador de celular de 5 volts é uma escolha segura; Bivolt: verifique se o carregador é bivolt ou apenas 110 / 220 volts.

Quando ocorre a queima de aparelho elétrico o consumidor pode entrar em contato com a concessionária de energia elétrica. De acordo com a resolução 1000 da ANEEL é possível utilizar os canais de atendimento presencial, por telefone ou via internet para pedir o ressarcimento de danos elétricos.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

Um técnico em eletricidade (electrical technician), provavelmente fará o teste usando um voltímetro (voltimeter). Ele colocara os dois terminais do medidor na tomada (socket) e fará a leitura da voltagem. Mas você pode usar um abajur (desk lamp).

Para os professores, a prática de carregar o celular em tomadas 220V achando que será mais rápido é mito. Ainda mais porque os carregadores de hoje são bivolt, ou seja, se adaptam automaticamente a qualquer uma das voltagens.