O que acontece se botar ovo no vinagre?

Perguntado por: ocaetano6 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

- Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico; - Haverá o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana; - A flutuação do ovo com casca é um fenômeno físico associado à formação de uma camada de bolhas na superfície.

Com a dissolução da casca, o ovo fica envolvido por uma membrana semipermeável que permite a passagem de água do meio menos concentrado (hipotônico) para o mais concentrado (hipertônico), fenômeno conhecido como osmose.

Isso ocorre graças a um fenômeno denominado osmose, no qual as moléculas de água do vinagre passam pelos poros da membrana semipermeável ao redor do ovo. Desse modo, a água sai do meio menos concentrado (vinagre) para o mais concentrado (interior do ovo), inchando-o.

Isso ocorre porque a água do vinagre consegue passar através dos minúsculos poros da membrana que envolve o ovo, por isso ele incha. Esse fenômeno é chamado de osmose.

Por que o ovo podre flutua na água? O ovo não é impermeável. A casca do ovo é porosa e a água dentro do ovo vai evaporando e sendo substituída por ar, reduzindo a massa do ovo. Se a massa do ovo fica menor que a massa de água que é movida pelo ovo, ele vai flutuar.

Por que o ovo fica duro quando cozido, ao contrário das outras comidas, que amolecem? Quando ovo se agita dentro da água fervendo, a casca esconde a reação que ocorre por baixo dela: as proteínas do ovo se coagulam, isto é, suas moléculas ficam muito mais próximas umas das outras. Com essa união, o ovo endurece.

A osmose é um processo que ocorre tanto em células animais quanto em células vegetais. Esse processo ocorre quando as moléculas de um solvente (água) atravessam uma membrana semipermeável, de um lado menos concentrado, para o lado mais concentrado.

A membrana que envolve o ovo é semipermeável, pois permite a passagem da água de uma solução mais diluída (meio hipotônico) para uma mais concentrada (meio hipertônico): esse processo de transferência da água através da membrana semipermeável é conhecido como osmose.

A osmose acontece quando temos uma situação em que uma solução mais concentrada está de um lado de uma membrana seletivamente permeável, e, do outro lado, há uma solução menos concentrada.

Quando o ovo flutua na água, isso indica que ele já está velho, e provavelmente estragado.

Além disso, o vinagre atua na coagulação do ovo, fazendo com que a clara não extravase muito após a casca rachar.. Portanto, para evitar que o ovo quebre na hora de cozinhar ou impedir o "vazamento" da clara, procure sempre adicionar cerca de 1 colher de sopa de vinagre branco para cada 2 litros de água.

Se o ovo afundar, significa que você pode consumi-lo, está fresco. Isso acontece porque assim que é posto, ele preenche quase todo o volume no interior da casca e tem apenas uma pequena bolsa de ar. No entanto, com o passar do tempo, o ovo vai perdendo água de seu interior pelos poros da casca e fica menos denso.

Um ovo cozido por dia, dormido em vinagre, essa é a receita que promete ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue daqueles que já têm diabetes.

Os ovos racham quando os gases no interior ficam quentes e se expandem. Sob determinada pressão, esses gases acabam estragando as cascas para escapar. Deixe os produtos ficarem em temperatura ambiente para evitar que isso aconteça. Ponha os ovos sob a água quente da torneira por alguns minutos para acelerar o processo.

Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.

Quanto mais o ar da garrafa esfria, a pressão vai ficando cada vez mais forte e como o ovo cozido é flexível, chega um ponto em que ele não consegue mais impedir a entrada do ar e então é forçado a entrar na garrafa para, assim, retornar a pressão na garrafa ao equilíbrio com a pressão atmosférica.

O que acontece: Quando misturas o bicarbonato com o vinagre, forma-se uma espuma e o balão começa a encher. Isto acontece porque o bicarbonato de sódio e o vinagre reagem um com o outro e libertam um gás. Esse gás é o dióxido de carbono, o mesmo que faz as bolhinhas nas bebidas gaseificadas.

Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado.