O que acontece se beber um pouco de água oxigenada?

Perguntado por: hgomes . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A água oxigenada é de uso exclusivamente externo. Se for ingerida pode causar dor de cabeça, tonturas, vômitos, diarreia, tremores, convulsões, edema pulmonar e choque.

Além disso, fazer bochechos com água oxigenada pode causar danos sérios à sua saúde bucal. O produto aumentará o pH da boca, fazendo com que a saliva fique mais ácida. Isso resulta no surgimento de feridas e na sensibilidade dentária. Por isso, nada de usar água oxigenada na boca para clarear os dentes.

Muitos dizem que essa espuma indicava a presença de infecção. Mas será que é isso mesmo? Bom, na realidade essa efervescência observada se trata da decomposição da água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio.

Seu tempo de ação varia entre 30 e 35 minutos.

O bochecho com água oxigenada de 10 volumes tem boa indicação em casos bem específicos, como inflamação nas gengivas, por exemplo, visto que com liberação do oxigênio as bactérias anaeróbicas não sobrevivem, e essas são as mais presentes em casos de periodontites (infecção dos tecidos que ficam em torno dos dentes).

A 'água oxigenada' não solubiliza nem desmineraliza o cálculo. Se você tem cálculo dental, agende uma consulta com o seu dentista para que ele possa avaliar e cuidar da sua saúde.

Segundo Vinícius, a água oxigenada de 10 volumes pode sim ser indicada para bochechos, mas isso somente em casos muito específicos. Quando há inflamação na gengiva, por exemplo, a água oxigenada age com o objetivo de matar as bactérias anaeróbicas por um determinado tempo.

Gargarejos ou bochechos: Diluir 1 colher de sopa do produto em 1/2 copo de água filtrada ou fervida.

Você pode fazer uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio com água oxigenada com uma pequena quantidade de água. Crie uma pasta e aplique sobre o dente. Essa mistura possui excelentes propriedades para desinfetar e aliviar a área dolorida.

utilize o antisséptico recomendado pelo seu dentista, que pode ser água oxigenada 10 volumes em algodão ou cotonete, para exterminar as bactérias que estão na sua boca e que podem causar infecções sérias.

A água oxigenada (peróxido de hidrogênio) tem ação desinfetante, sendo própria para matar bactérias e não para ser usada como cosmético. Ela clareia cabelos e pelos porque quebra a melanina, a substância responsável pela cor da pele, cabelos e pelos.

A ingestão de soluções diluídas do composto pode causar vômitos, leve irritação gastrointestinal e distensão gástrica. A ingestão de soluções contendo concentrações entre 10-20% produz sintomas similares, no entanto, os tecidos expostos podem também sofrer queimaduras.

Por isso, algumas formas para acabar com o mau hálito incluem beber bastante água durante o dia em pequenos goles, além de escovar os dentes após as refeições, usar o fio dental diariamente, escovar a língua e visitar o dentista regularmente.

Água oxigenada pode ser utilizada para clarear os dentes
Para que o produto surtisse efeitos de clareamento, deveria ter uma concentração de peróxido de hidrogênio muito maior. Isso, no entanto, resultaria em danos à mucosa bucal.