O que acontece se beber 1 litro de vodka de uma vez?

Perguntado por: ivargas2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Ao beber mais álcool do que seu corpo consegue metabolizar, você corre o risco de morrer por parada respiratória ou acabar perdendo a consciência e se afogar no próprio vômito.

Duas doses de vodka é o suficiente para embriagar e alterar os reflexos “finos”, especialmente entre as mulheres, que tem uma deficiência na enzima desidrogenase, responsável, entre outras funções, pela absorção de álcool no organismo.

300 mg de etanol por 100 mL de sangue, aproximadamente, levam o indivíduo a esse quadro. Uma intoxicação mais severa (aproximadamente 500 mg por 100 mL), pode causar a morte por overdose. O uso excessivo e prolongado do álcool pode irritar a mucosa estomacal, causando a gastrite.

A OMS define como dose padrão 10g de etanol puro, e recomenda que homens e mulheres não excedam duas doses por dia e abstenham-se de beber pelo menos dois dias por semana.

O consumo é considerado “moderado” quando o homem não passa de 14 doses na semana e a mulher de sete, sem jamais ultrapassar quatro doses de uma vez para eles, e três para elas.

O álcool pode causar uma lesão aguda da mucosa — como se fosse uma 'gastrite' — e isso gera náusea e vômito”, explica Pinheiro Alves. Débora Poli aponta que o álcool também causa uma inflamação no estômago e no intestino, então pode dar dor de estômago, diarreia — além de piorar o refluxo e causar azia e queimação.

Destilados. Os efeitos das bebidas mais fortes, como vodka e uísque, ganham de lavada sobre as outras bebidas no resultado “gerar alegria e euforia”. Para se ter noção, mais de 58% dos entrevistados relataram se sentirem energizados após um drinque e 59% contaram ficar mais confiantes.

Vodka e Gim = Álcool
Já a vodka e o gim são feitas à base de álcool (etanol) puro. Metabolizadas, elas formam o acetaldeído, que agride as mucosas intestinais, provocam desidratação e dor de cabeça — o conjunto de sintomas conhecidos como ”Maledeta Ressaca da Moléstia” — mas de forma mais branda que as bebidas escuras.

Você pode estar bêbado se ficar desorientado, não conseguir fazer um trajeto retilíneo ou sentir que o ambiente à sua volta está se mexendo. Você também pode ter dificuldade para fazer qualquer coisa, até ir ao banheiro. Isso é um sinal claro de embriaguez.

Isso porque a eliminação e absorção da bebida depende de cada pessoa e de como o organismo consegue metabolizar o álcool. Aproximadamente 90% da substância é absorvida na primeira hora, mas a eliminação total pode demorar até 12 horas.

Coma algo. Comer algo antes de uma noite de bebedeira pode diminuir os efeitos da ressaca. O recomendado é ingerir alimento cheios de carboidratos, como massas e pizzas, pois a gordura diminui a capacidade de absorção do álcool no corpo.

A naloxona, também conhecida como Narcan, é um remédio que pode ser utilizado como antídoto após o uso de opioides, pois é capaz de desligar o efeito dessas substâncias no cérebro. Dessa forma, este medicamento é muito importante no caso de overdose por opioides, podendo salvar a vida da pessoa em poucos minutos.

Como identificar e o que fazer em caso de coma alcoólico?

  • – Desmaio ou perda de consciência. ...
  • – Dificuldade em andar ou se manter de pé ...
  • – Convulsão. ...
  • – Hipotermia. ...
  • – Dano cerebral irreversível. ...
  • – Pneumonia por aspiração. ...
  • – Morte.

Com um sabor bastante neutro e um conteúdo alcoólico versátil, a vodca pode ser saboreada pura ou desfrutada com algumas adições.