O que acontece se aplicar injeção no lugar errado?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

O paciente pode apresentar perda de movimento ou alteração de sensibilidade, por exemplo. Um erro em local de injeção que preocupa muitos profissionais é o da lesão do nervo isquiático (mais conhecido como ciático).

Embora seja considerado um procedimento relativamente simples, vários estudos apontam que as injeções intramusculares podem apresentar complicações como a formação de abscessos, eritema, infiltrações no tecido subcutâneo, embolias e lesões nervosas.

Em linhas gerais, a escolha das agulhas deve seguir estes padrões: – para a intramuscular nas regiões glúteas, prefira agulhas de 30 mm. A de 25 mm é a mais indicada no deltoide e vasto lateral. Em pacientes obesos ou locais com grande espessura de tecido subcutâneo, deve-se optar pelas agulhas mais longas.

pontadas nessa região do corpo; formigamento nos pés e nas pernas; dificuldade de andar e de se manter ereto; dormência na porção inferior do corpo.

O nervo ciático pode ser acometido por danos dentro do canal espinhal, no local da sua origem (raiz nervosa) ou em algum outro ponto do percurso que ele faz. Quando esse nervo é afetado, o paciente sente bastante dor da região lombo-sacra até o pé (glúteo, coxa e lateral da perna são atingidos).

Se o gás presente na seringa for administrado no tecido subcutâneo ou muscular, não há risco para o paciente.

Uma das principais queixas de quem toma as vacinas contra a covid-19 tem sido a dor no local da injeção. Este tipo de reação é, de fato, o que mais aparece nos estudos clínicos de todos os imunizantes — e a boa notícia é que não representam risco à saúde.

Ao fazer uma injeção (seja ela intramuscular ou subcutânea), a agulha atravessa tecidos vascularizados, ou seja, que contém vasos sanguíneos. Então a agulha gera lesão, rompimento dos vasos. Isso leva ao extravasamento de sangue. Pode-se dizer que sempre haverá algum sangramento.

Dentre os casos de aparecimento de complica-ções pós-injeções intramusculares, tomou-se conheci-mento, em nosso meio, de pacientes apresentandonecrose, hipertrofia no músculo deltóide e necrose nomúsculo glúteo, após aplicação de medicamentos porvia intramuscular.

Complicações advindas da aplicação incorreta das injeções intramusculares podem acarretar sérios prejuízos orgânicos, favorecer o aparecimento de infecções e aumentar a permanência do paciente na instituição ou prejudicar as funções no trabalho.

Estudos relatam complicações possíveis relacionadas à aplicação de medicamentos por esta via, tais como abscesso, eritema, embolia, celulite, necrose tecidual, contratura muscular, fibrose e perda de amplitude de movimento articular, entre outras.

REGIÃO DORSO-GL ÜTEA (DG) — Injeção no glúteo máximo. É o ângulo externo do quadrante superior externo da região glútea (porção superior dorsal dos músculos glúteos). Traça-se uma linha partindo da espinha ilíaca póstero-superior até o grande trocánter do fêmur.

A injeção IM no músculo ventro glúteo é a que representa menor risco, pois é livre de vasos ou nervos importantes e seu tecido subcutâneo de menor espessura, se comparado a outros músculos utilizados para IM.

Como aliviar a dor
A ação, quase que mecânica, de massagear a região em que foi aplicada a injeção tem fundamentos que vão além das crendices populares. A técnica de enfermagem explica que a massagem auxilia o líquido da injeção ou da vacina a se espalhar mais rapidamente pelo corpo, aliviando a sensação de queimação.

O ciático é o maior nervo do corpo humano. Estende-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé (hálux). Ele é responsável em grande parte pela inervação sensitiva, motora e das articulações dos membros inferiores.