O que acontece se aplicar injeção na cadela no cio?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O período do cio da cadela é um momento em que há grande alteração hormonal no corpo dela. Isto é, o período do cio gera muitas alterações de comportamento do organismo. Logo, vacinar a cadela neste momento não é indicado. Afinal, a vacina pode não ter o mesmo efeito que teria caso a cadela fosse vacinada fora do cio.

O produto é indicado somente a partir do segundo cio do animal, quando a fêmea já passou da fase de puberdade. Por questões de segurança e eficácia, o produto somente pode ser aplicado durante a fase de anestro do ciclo reprodutivo da fêmea.

Logo, vacinar a cadela neste momento não é indicado. Afinal, a vacina pode não ter o mesmo efeito que teria caso a cadela fosse vacinada fora do cio. Os hormônios alterados podem facilmente fazer a vacina perder efetividade.

Assim como a vacina contra doenças, a dúvida se cachorra no cio pode tomar vacina anticoncepcional é frequente. Da mesma maneira, a resposta é não. Como essa vacina altera as taxas hormonais, é melhor esperar o ciclo passar e, então, aplicá-la.

A injeção anticio não deve ser aplicada em qualquer momento. Não é após a cruza e nem quando a fêmea entra no cio. As próprias bulas dizem que devem ser aplicadas na época de anestro.

Cadelas: a aplicação deverá ser feita durante a fase de anestro, isto é, do 3° ao 5° mês após o cio ou do 1° ao 3° mês após o parto. Intervalo de 6 meses entre as aplicações.

O Supressor de Cio Oral Lavizoo é um medicamento progestágeno sintético de uso oral que suprime e retarda o cio de cadelas e gatas. Em inúmeras situações é oportuno suprimir ou retardar o cio das cadelas e gatas, como em viagens, transportes, exposições, temporadas em pensionatos, etc.

Brinque mais para distraí-la do desconforto do cio; Existe floral para a fase do cio, pode ser uma opção; Massageie a sua gata de leve, pode amenizar os sintomas. Deixe que ela guie a massagem.

Segundo o médico veterinário Luciano Frozza, os métodos contraceptivos mais utilizados são os injetáveis, a base de progestágenos, “mas para serem eficazes devem ser utilizados a cada seis meses para coibirem o cio”, explica.

Após a aplicação do produto, o retorno ao cio normal ocorre em média após 10 meses (podendo variar entre 5 e 22 meses). Entretanto, recomenda-se acasalar as fêmeas apenas depois do segundo cio normal após a aplicação do produto.

acetato de medroxiprogesterona

- Cadela ou Gata: 1mL (50mg de acetato de medroxiprogesterona), independente do peso da fêmea. Em geral nas Cadelas: Aplicar Anticion® 4-5 meses após o cio ou 1-2 meses após o parto.

15 dias

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta. Fique atento!

Duração do cio canino
Quando ocorre o inchaço da vulva, podendo ocorrer algum sangramento. Dura de 3 a 17 dias. Nessa fase ela não está fértil e não quer aproximação com machos.

Ao contrário do que muitos pensam, o período marcado por secreções sanguinolentas pela vulva, o proestro, não é o momento certo para acasalar.

ANTICION® é indicado como inibidor do estro em cadelas e gatas nas seguintes condições: -Quando uma possível gestação acarretar risco de morte para o animal; -Quando houver riscos cirúrgicos para uma ovariohisterectomia; -No caso de ninhadas indesejadas.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Para impedir que a gestação chegue a termo você não pode esperar muito. Da mesma forma, precisará de acompanhamento veterinário. Isso porque é possível fazer uso de hormônios para aumentar o tempo de sangramento de sua cadela, algo como a “pílula” do dia seguinte.

Uma única aplicação de Anticion Injetável durante o anestro, é suficiente no controle do estro por um período de 4 meses em gatas e 5/6 meses em cadelas. Cartela contendo 1 ampola de 1 mL, acompanhado de 1 seringa e 1 agulha descartável estéril.

Cadelas: A aplicação deve ser feita na fase do anestro, isto é: 3º ao 5º mês após o cio ou 1º ao 3º mês após o parto. Administração por via subcutânea. Intervalo de 6 meses entre as aplicações. após o cio ou 15º ao 20º dia após o parto.

As reações adversas mais frequentemente reportadas (> 5%) foram dor de cabeça (8,9%), metrorragia (7,1%), aumento de peso (6,9%), amenorreia (6,3%) e reações no local da injeção (qualquer tipo, 6,1%).