O que acontece se aplicar anticoncepcional na cadela no cio?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Assim como a vacina contra doenças, a dúvida se cachorra no cio pode tomar vacina anticoncepcional é frequente. Da mesma maneira, a resposta é não. Como essa vacina altera as taxas hormonais, é melhor esperar o ciclo passar e, então, aplicá-la.

De qualquer forma, a maioria dos anticoncepcionais deve ser utilizada antes da paciente entrar no cio – os médicos-veterinários sugerem a aplicação na fase chamada de "anestro", ou seja, durante o período de inatividade sexual do ciclo.

Prevegest Biovet 20 mg
O medicamento permite retardar ou bloquear o cio das cadelas, diminuir e suprimir a hemorragia vulvar. Na Cobasi você encontra o Prevegest Biovet 20 mg com preço especial.

O produto é indicado somente a partir do segundo cio do animal, quando a fêmea já passou da fase de puberdade. Por questões de segurança e eficácia, o produto somente pode ser aplicado durante a fase de anestro do ciclo reprodutivo da fêmea.

Modo de usar o produto Singestar:
Para evitar ou anular o estro (cio) de cadelas: 1 comprimido para cada 10kg de peso corpóreo/dia por 8 dias.

A aplicação deverá ser feita durante a fase de anestro, isto é, da 3ª a 6ª semanas após o cio ou do 15° ao 20° dia após o parto.

21 dias

Quanto tempo dura o ciclo da cadela? Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um.

O ideal, após iniciar esse método, é usar outro método (por exemplo preservativo) ou abstinência sexual por 7 dias apenas. Trinta dias após a injeção, o medicamento já está fazendo efeito.

O cio da cachorra é dividido em várias fases e, em cada um, ela apresentará comportamentos diferentes. O sangramento da cadela no cio, por exemplo, dura de 5 a 10 dias e marca a primeira fase, chamada proestro.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Escovar seus pêlos é uma boa pedida! Brinque mais para distraí-la do desconforto do cio; Existe floral para a fase do cio, pode ser uma opção; Massageie a sua gata de leve, pode amenizar os sintomas.

Segundo o médico veterinário Luciano Frozza, os métodos contraceptivos mais utilizados são os injetáveis, a base de progestágenos, “mas para serem eficazes devem ser utilizados a cada seis meses para coibirem o cio”, explica.

Castração continua sendo o melhor remédio!
Para evitar a gestação e os ciclos de cio, o mais indicado é recorrer à castração. O procedimento pode ser feito a partir dos três meses de vida.

Cadelas: A aplicação deve ser feita na fase do anestro, isto é: 3º ao 5º mês após o cio ou 1º ao 3º mês após o parto. Administração por via subcutânea. Intervalo de 6 meses entre as aplicações. após o cio ou 15º ao 20º dia após o parto.

Após a aplicação do produto, o retorno ao cio normal ocorre em média após 10 meses (podendo variar entre 5 e 22 meses). Entretanto, recomenda-se acasalar as fêmeas apenas depois do segundo cio normal após a aplicação do produto.

Pegue uma dobra de pele na região do pescoço; Posicione a injeção paralelamente ao corpo do pet; Introduza alguns centímetros da agulha na pele.

As reações adversas mais frequentemente reportadas (> 5%) foram dor de cabeça (8,9%), metrorragia (7,1%), aumento de peso (6,9%), amenorreia (6,3%) e reações no local da injeção (qualquer tipo, 6,1%).

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.

Além da fralda de cachorro, ainda existe o absorvente para cachorra, ideal para fêmeas no cio.